- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Ílhavo Sea Festival 2016 – balanço provisório
Ílhavo Sea Festival 2016 – balanço provisório
O Ílhavo Sea Festival 2016 despediu-se ontem do Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, com a habitual parada naval, após 3 dias de grande alegria que transformaram o cais num ponto de encontro de diferentes culturas, línguas e tradições, tendo registado a visita de cerca de 150.000 pessoas oriundas de todo o país assim como de outros países europeus.
Por razões de segurança, atendendo à previsão de uma tempestade na zona da Corunha, para onde os veleiros se dirigiam para terminar a sua participação na Tall Ships Race 2016, alguns tiveram a necessidade de partir ainda no domingo, com grande pena dos próprios e da organização, enquanto que a parada foi antecipada para o início da manhã de segunda-feira.
No total estiveram presentes 15 veleiros de sete nacionalidades diferentes, um extraordinário número atendendo ao número de veleiros participantes nesta última etapa da Tall Ships Race 2016, organizada pela Sail Training International: Santa Maria Manuela, Creoula e Caravela Vera Cruz (Portugal), Statsraad Lehmkuhl e Christian Radich (Noruega), Lord Nelson, Pelican of London, Maybe, Black Diamond of Durham e Challenge Wales (Reino Unido), Rupel e Tomidi (Bélgica), St Iv (Estónia), Spaniel (Letónia) e Hosannna (França).
Estes 15 veleiros, entre os quais de encontravam 6 classe “A” e 5 classe “B”, trouxeram até ao Município cerca de 600 tripulantes de inúmeras nacionalidades, que encheram o cais de uma alegria contagiante, sobretudo na parada das tripulações, que se realizou na tarde de domingo.
Durante a sua presença no Festival, foram visitados por dezenas de milhares de pessoas que, para além das visitas, puderam participar em diversas iniciativas que decorreram das 10h00 às 00h00, como foi o caso do Festival de Ciência, dos simuladores de surf e bodyboard, mostra de artesanato, Feira do Livro e de Velharias, concertos, DJ´s, etc.
Durante a edição 2016 deste Festival assistiu-se a diversas e sempre espetaculares entradas e saídas de veleiros ao longo dos vários dias, uma novidade relativamente à Regata de 2008 e ao Festival de 2012, proporcionando ao muito público um momento extra de animação e de interesse, motivadas sobretudo pelo facto de este ano, fruto da intensa atividade do Porto de Aveiro, a área disponível para a atracação ter sido bastante menor que em 2012 e 2008. Contudo, esta rotatividade causou naturalmente alguns constrangimentos na abertura dos veleiros a visitas, sobretudo no sábado, situação normalizada no domingo.
Nestes dias o cais tornou-se numa pequena cidade, com todas as comodidades necessárias às tripulações e seus veleiros. Para colocar tudo a funcionar, foi necessário o empenho diário de uma equipa de cerca de 100 pessoas, constituída por perto de 70 voluntários e 30 funcionários municipais, que proporcionaram às tripulações um intenso programa desportivo e cultural, para além de diversos momentos de lazer, para além de solucionarem diversas necessidades, desde avarias a compras, serviço de lavandaria, transportes, etc.
Neste momento de encerramento do Ílhavo Sea Festival 2016 fica o agradecimento da Câmara Municipal de Ílhavo a todos os veleiros participantes, às suas tripulações, aos visitantes, a todas as entidades que colaboraram na organização, aos parceiros e à equipa de voluntários.
Tendo em atenção os objetivos definidos à partida para esta iniciativa, assim como a capacidade demonstrada na adaptação aos muitos imponderáveis, o balanço é claramente positivo, ficando ainda registados com muita satisfação os rasgados elogios à organização realizados pelos representantes da Sail Training International, que estiveram presentes no Festival, o que abre excelentes oportunidades para o futuro.
A todas as pessoas que fizeram chegar as suas sugestões, fica a garantia que, tal como fizemos em 2008 e em 2012, as iremos analisar e considerar, para que o III Ílhavo Sea Festival seja ainda melhor.