- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Ílhavo integra Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas
Ílhavo integra Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas
Teve lugar, no dia 17 de abril, no Palácio Nacional de Mafra, a cerimónia de constituição da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, com o objetivo de garantir uma maior promoção à cerâmica portuguesa.
A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas integra 14 municípios, dos quais se destaca Ílhavo, que tem como referência principal e marcante a Vista Alegre e toda a influência deixada pela sua escola de pintura mas também os outros artesãos que, inspirados nos elementos naturais como a água, a terra, o ar, os peixes, aves e flores e, ainda, no sentimento da sua portugalidade, produzem belos objetos de utilização quotidiana (pratos, travessas, saleiros, jarras, bacias ou outros), pequenos tesouros que levam nas suas cores a alma de um país: Portugal, mas também do belo e multifacetado Município de Ílhavo.
Esta cerimónia contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Turismo e Eventos da Câmara Municipal, Fátima Teles, e de representantes do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas (AeuCC), oriundos de Itália, França, Espanha, Roménia, Polónia, Alemanha e República Checa.
A fundação da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, com sede nas Caldas da Rainha, e com presidência rotativa, constituiu a primeira iniciativa estratégica, proveniente do território português, para preservar e promover a tradição e a inovação cerâmica, num país que é, neste momento, o principal produtor na Europa e um dos principais exportadores para todo o mundo.
Integrada neste ato solene, foi inaugurada na Galilé do Palácio de Mafra uma exposição itinerante de cerâmica que propõe um roteiro de visita, de norte a sul do país, pelo rico património cerâmico português e está patente ao público até 7 de maio.
A representação do Município de Ílhavo nesta mostra faz-se através da exposição de dois pratos decorativos Floris, representando as flores Peónia e Íris, autênticas obras de arte com o selo da Manufatura Vista Alegre. Integralmente pintados à mão, a aplicação exímia da paleta de cores reflete a mestria da escola de pintura da Vista Alegre, fundada em 1835 pelo pintor e desenhador francês Victor Rosseau.