- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Ílhavo celebrou o 28.º aniversário da Elevação a Cidade
Ílhavo celebrou o 28.º aniversário da Elevação a Cidade
O Hastear das Bandeiras, uma reunião de trabalho entre a Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia de S. Salvador e a visita técnica à obra da construção do Centro escolar da Gafanha de Aquém, foram os momentos que assinalaram as comemorações do 28.º aniversário da elevação de Ílhavo a Cidade, celebrado hoje, 13 de julho.
A reunião entre os Executivos da Autarquia e da Junta de Freguesia teve como finalidade principal consolidar as ações inscritas no Contrato Interadministrativo assinado em maio, a comunicação de algumas necessidades da Junta de Freguesia para o desempenho das suas competências e a apresentação, pela Câmara Municipal, dos principais projetos previstos para o PEDU (Centro Urbano de Ílhavo). Desses projetos, destaque para a reabilitação do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, num investimento de 1,5 milhões de euros, que contemplará um espaço para a preservação do património ligado à Ria e ao Mar, a sede da Confraria do Bacalhau e uma loja social, aguardando-se a decisão da candidatura ao Centro2020 do programa Portugal 2020 para a formalização da abertura do concurso público. Também as requalificações do Bairro dos Pescadores, da Rua Carlos Marnoto e a envolvente ao CIEMar, foram outros dos projetos abordados na reunião onde ainda foi analisada a obra de execução da Rede de Águas Pluviais e Saneamento que aguarda Visto do Tribunal de Contas e que permitirá, num investimento global de 1,7 milhões de euros, a cobertura total na Gafanha de Áquem e ainda parte da Gafanha da Boavista, prevendo-se o arranque das obras em Outubro, com a duração de 14 meses.
O programa das comemorações da elevação de Ílhavo a Cidade terminou com uma visita técnica à obra da construção do Centro Escolar da Gafanha de Aquém, cuja conclusão está prevista para o início do ano de 2019. Este equipamento escolar, adjudicado pelo valor de cerca de 1,2 milhões de euros, foi projetado com todas as referências energéticas e ambientais e que o qualifica como Classe A, e irá albergar 125 crianças, nas valências do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.