- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Grandes veleiros do Mundo estão de regresso ao Município de Ílhavo
Grandes veleiros do Mundo estão de regresso ao Município de Ílhavo
Alguns dos maiores e mais belos veleiros do Mundo estão de regresso ao Município de Ílhavo, para a segunda edição do Ílhavo Sea Festival, que, de 5 a 8 de agosto, volta a transformar o Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, num animado cais de encontro de diferentes culturas, línguas e tradições.
A Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio e colaboração da Administração do Porto de Aveiro e de diversas outras entidades, convidou alguns dos veleiros participantes da “The Tall Ships Races 2016” da STI (Sail Traning International), a escolherem este “Porto Amigo”, como ponto de paragem entre Cádiz e La Coruña (Espanha). De 5 a 7 de agosto (sexta a domingo), os veleiros estão de portas abertas para receber todos os que os queiram visitar e no dia 8 despendem-se de Ílhavo em desfile.
Para além da imponente presença dos veleiros, destaque ainda para a alegria contagiante das suas tripulações, vindas de várias partes do Mundo, que se associarão a este evento com mais cor e dinâmica, tornando o momento ainda mais único e memorável.
Com o objetivo de proporcionar momentos de vivência direta de vida do mar a bordo de uma embarcação, seguramente inesquecíveis, a Câmara Municipal de Ílhavo irá proporcionar o embarque, em condições vantajosas, perto de meia centena de instruendos, já selecionados através de sorteio público.
Durante os quatro dias de permanência da frota, haverá um vasto conjunto de iniciativas a decorrer no cais, como concertos, animação de rua, mostra de artesanato e de antiguidades, desfile das tripulações, atividades desportivas (canoagem, mergulho, paintball, simulador de vela e de surf, etc.), gastronomia, entre tantas outras.
O Ílhavo Sea Festival 2016 constituirá mais uma excelente oportunidade de divulgação do Município de Ílhavo, da sua história marinheira, em especial da sua efetiva vocação marítima, seja ao nível da pesca, seja ao nível da náutica de recreio, seja ao nível de outras atividades económicas, em especial do Turismo, que tenham o Mar e a Ria de Aveiro como pano de fundo.