- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Forte da Barra recebe investimento privado de requalificação no valor de 5,6 milhões de euros
Forte da Barra recebe investimento privado de requalificação no valor de 5,6 milhões de euros
No âmbito do Programa REVIVE, foi assinado, ontem, o contrato de concessão, reabilitação e exploração turística do Forte da Barra de Aveiro, situado na cidade da Gafanha da Nazaré, Município de Ílhavo, entre o Governo Português e a concessionária AM +PM, Lda, num investimento estimado em cerca de 5,6 milhões de euros.
A cerimónia, realizada nas instalações do Porto de Aveiro, contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, a Secretária de Estado do Património, a Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro e o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.
Na sessão de encerramento, Fernando Caçoilo destacou a importância do investimento naquele espaço, «um sonho e uma ambição bem antigos, num espaço nobre na cidade da Gafanha da Nazaré, carregado de memórias e vivências e que diz muito às gentes da Freguesia, do Município de Ílhavo e da própria região».
Para o Presidente da Câmara Municipal, que tem assumido vários investimentos relevantes nesta zona, como por exemplo a importante e significativa requalificação (quase 1 milhão de euros) do Navio-Museu Santo André e da área de receção que o enquadra no Jardim Oudinot, o «programa REVIVE, que espelha uma reveladora simbiose entre o público e o privado que deve ser valorizada e aproveitada, é um bom instrumento criado pelo Governo para promover o turismo, a identidade cultural, social e o património diversificado do Município de Ílhavo, a gastronomia e potenciar todos os recursos que o Mar e a Ria oferecem».
O Forte da Barra de Aveiro, agora concessionado pelo período de 50 anos, edificado no século XVII, fez parte de um conjunto de fortalezas joaninas construídas para reforçar as fronteiras do reino. Em meados do século XIX a fortaleza perdeu importância defensiva e estratégica, sendo desativada das suas funções militares. Ainda serviu de local de orientação para entrada de barcos na Barra da Ria de Aveiro, mas perdeu essa função com a construção do Farol. O imóvel tem uma localização privilegiada sobre a foz do rio Vouga, em pleno Porto de Aveiro, na ilha da Mó de Baixo.