- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Festival do Bacalhau 2016
Festival do Bacalhau 2016
De 17 a 21 de agosto (quarta-feira a domingo), o Município de Ílhavo volta a ser o anfitrião daquele que é o maior Festival de Bacalhau do país. Durante cinco dias, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau levam ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, as mais deliciosas receitas de bacalhau, confecionadas por dez associações locais.
Ir ao Festival do Bacalhau é muito mais do que comer bacalhau. À semelhança da edição do ano passado, nos cinco dias do festival haverá inúmeras atividades a decorrer durante todo o dia, em diferentes locais do Jardim Oudinot, para toda a família.
De manhã à noite, há mais de 100 ações a decorrer, entre sessões de showcooking, degustações, concursos, workshops, mostras de artesanato, exposições, visitas ao Navio-Museu Santo André, atividades desportivas, como a III Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a VIII Corrida Mais Louca da Ria. Tal como no ano passado, há um vasto programa dirigido às crianças e famílias, no Cais das Brincadeiras.
Com o pôr-do-sol chega a animação musical, num palco situado junto aos bares, onde atuam novas bandas do panorama musical português. Depois de jantar, já no Palco Mar, as noites serão animadas com os espetáculos de Miguel Angelo & Miguel Gameiro (17 agosto), Carminho (18 agosto), David Carreira (19 agosto), Tributus (20 agosto) e Paulo Sousa (21 agosto). As noites terminam com concertos intimistas e inesquecíveis no porão de bacalhau do Navio-Museu Santo André e, em simultâneo, ao ar livre, no Palco Ria, junto aos bares do festival, que servem diversos petiscos, entre derivados de bacalhau e conservas.
Uma das novidades deste ano é a presença da Islândia como país convidado do Festival do Bacalhau (no seguimento do Acordo de Amizade com Grindavik). No âmbito da vinda de uma comitiva deste país, haverá uma série de iniciativas relacionadas com a cultura islandesa, como a atuação de uma banda daquele país, um showcooking e várias ações de promoção da cidade de Grindavik e de produtos Islandeses. A presença da Islândia no Festival contribuirá, também, para a promoção de Portugal e de Ílhavo naquele país.
Promover um maior envolvimento comunitário é também um dos objetivos do Festival do Bacalhau, pelo que está a decorrer um concurso gastronómico inédito, dirigido ao público em geral, apelidado de “O meu bacalhau é melhor que o teu”. Até ao dia 12 de agosto de 2016, pelas 17h00, estarão disponíveis para votação os quatro vídeos que passaram à segunda fase do concurso “O meu Bacalhau é melhor que o teu”, em www.facebook.com/FestivaldoBacalhau, sendo o vencedor o vídeo mais votado. O autor do “melhor bacalhau” terá a oportunidade de realizar um showcooking de apresentação, durante o Festival e será também contemplado com um prémio monetário de 300,00€ e um voucher Tuk Tuk’s da Ria para duas pessoas. Encontram-se a concurso quatro distintos pratos de bacalhau: Bacalhau à Manuel Careca, Bacalhau Fresco Fumado, Bacalhau à Aveirense e ainda Cataplana de Bacalhau, amêijoa e camarão.
As associações do Município participantes no Festival terão também a oportunidade de participar na segunda edição do Concurso Gastronómico – Pratos Tradição & Inovação.
A melhoria qualitativa tem sido uma das prioridades das últimas edições do Festival do Bacalhau e, como tal, a Câmara Municipal de Ílhavo tem promovido a melhoria contínua do espaço, nomeadamente nos bares, restaurantes e sua envolvente, corrigindo diversas componentes e realizando um maior controlo de qualidade, com uma gestão mais profissional
Anualmente, o Festival do Bacalhau traz ao Jardim Oudinot dezenas de milhares de pessoas, sendo já um acontecimento incontornável na região e no país. O evento contribui de forma muito relevante para a divulgação dos principais valores do Município de Ílhavo e da Região, constituindo ainda uma importante mais-valia para a dinamização da economia local e para o apoio ao tecido associativo. A entrada no festival é gratuita, tal como nas edições anteriores.