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Festival do Bacalhau 2015 – Relatório final
O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório Final da edição 2015 do Festival do Bacalhau, onde foram apresentados, de forma sucinta, os aspetos mais relevantes do evento, por forma a conhecer e compreender a sua complexidade e importância para o Município de Ílhavo e para a Região e que servirá de base à preparação e realização do Festival do Bacalhau 2016.
Após sete edições de grande sucesso, tendo a primeira sido realizada em 2008, a edição 2015 do Festival do Bacalhau, organizada pela Câmara Municipal de Ílhavo em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, marcou o reforço de um novo ciclo na vida desta iniciativa iniciado em 2014, que, mantendo a sua estrutura base, apresentou diversas novidades, tendo como objetivos mais relevantes o aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, o reforço da sua dimensão cultural, a conquista de novos públicos e o aumento do seu impacto na economia local.
Para alcançar tais objetivos, foram introduzidas este ano diversas melhorias ao nível da organização do espaço e da programação, privilegiando sobretudo o envolvimento comunitário, foi aprofundado o novo modelo de planeamento e gestão, dando especial atenção ao rigor orçamental, de monitorização de procedimentos e de avaliação de resultados, tendo sido igualmente promovido o alargamento e aprofundamento das parcerias com pessoas, com empresas e com entidades públicas e privadas, que se associaram a esta iniciativa e contribuíram de forma decisiva para o seu sucesso.
Como notas mais relevantes de novidade, há a destacar a melhoria das condições dos espaços de restauração, com a colocação de um novo piso, substituindo o tradicional junco, a criação de uma tenda dedicada ao artesanato, a reformulação da área de stands no Pavilhão Terra e Mar, a criação do Mercado do Bacalhau, o reforço ao nível de estruturas de apoio, como WC’s, criação de melhores condições dos dois bares junto ao Palco Ria, instalação de uma nova tipologia do Palco Principal, melhorias diversas ao nível da segurança, aposta na formação das Associações participantes, ao nível da higiene e segurança, cozinha, segurança alimentar, serviço de mesa, etc., implementação de novas iniciativas como o showcooking para miúdos ou os concertos ao final da noite no Palco Ria, instalação da Caixa da Memória, a encenação “Nem tudo o que vem à rede…”, ou ainda a primeira edição do Prato Inovação, entre muitas outras.
» Programação
A programação constituiu uma das mudanças mais visíveis na edição 2014 do Festival, tendo-se assistido este ano a uma consolidação deste novo modelo de programa, que contou com várias iniciativas ao longo de cada um dos dias do evento, ainda mais diversificadas ao nível da sua tipologia, público-alvo, horário e local, mas ao mesmo tempo mais identitárias, acontecendo ao longo de todo o dia e não apenas ao final da tarde e noite, contribuindo assim para a atração de novos públicos e para a sua presença ao longo das diversas horas do dia, com efeitos positivos por exemplo ao nível do número de refeições servidas ao almoço.
Assim, durante os 5 dias do Festival, foram realizadas mais de uma centena de iniciativas, em espaços tão diversos como o Palco Principal, o Palco Ria, o Navio-Museu Santo André, o Pavilhão Terra e Mar ou o Cais das Brincadeiras.
Durante os dias do Festival do Bacalhau o Navio-Museu Santo André registou um total de 5.321 visitantes. Em comparação com a edição anterior (3.992 visitantes), o resultado é francamente positivo, registando-se um crescimento acima dos 1.300 visitantes, o que em termos percentuais significa um aumento de cerca de 34%. Este crescimento ao nível dos públicos, também se traduziu num aumento da receita de bilheteira. Se em 2014 a receita de bilheteira do Navio-Museu foi de 3.581,00 euros, este ano o valor apurado foi de 4.588,50 euros, ou seja, um aumento superior a 1.000,00 euros, o que em termos percentuais representa cerca de 28%.
O Pavilhão Terra e Mar, que este ano viu o seu horário de abertura alterado para as 13h00/00h00, apresentou-se com algumas alterações, desde logo na área de stands, este ano com design renovado, e onde os visitantes puderam conhecer melhor o Bacalhau, o Pão de Vale de Ílhavo, o Azeite, o Sal e o Vinho, elementos que despertam os cinco sentidos. Ao longo dos 5 dias entraram no Pavilhão Terra e Mar um total de 50.409 visitantes (em 2014 foram 37.978), o que resulta na impressionante média de 1.028 pessoas/hora.
» Imagem/Comunicação
Foi objetivo da organização manter a nova imagem adotada em 2014, promovendo apenas ligeiros ajustamentos, que pudessem melhorar a sua fácil leitura, a sua capacidade de atração de públicos e consolidação dos novos objetivos do Festival.
Na edição deste ano há a destacar a presença de rádios e de canais de televisão, após a participação em direto, nas semanas que antecederam o Festival, em diversos programas de televisão, que constitui sempre uma enorme mais-valia para a promoção do evento, assim como a emissão do programa da SIC “Portugal em Festa”, que levou o Festival do Bacalhau a todo o país.
» Parcerias
O estabelecimento de parcerias constitui sempre um fator de grande peso para o sucesso de uma organização, sejam sob a forma de colaboração, fornecimento de produtos e/ou serviços, apoio ou patrocínio. O Festival do Bacalhau não é exceção, tendo sido precisamente esta uma das áreas que mais atenção mereceu.
A edição 2015 do Festival do Bacalhau contou uma vez mais com dez espaços de restauração geridos por dez Associações do Município: Confraria Camoniana de Ílhavo, Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Associação Cultural e Recreativa “Chio Pó-Pó”, Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, Confraria Gastronómica do Bacalhau, Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, Grupo Folclórico “O Arrais”, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Grupo de Jovens “A Tulha” e, pela primeira vez, o Grupo Desportivo da Gafanha, em substituição do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município de Ílhavo. As Associações apresentaram os seus pratos típicos à base do Fiel Amigo, aproveitando, desta forma, a oportunidade de realizar uma importante angariação de fundos para apoiar a sua atividade anual.
Para além destes espaços de restauração, existiram igualmente dois espaços dedicados ao Pão de Vale de Ílhavo, geridos pela Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” e pela Padaria “A Brilhanta”, assim como dois bares junto ao Palco Ria, geridos pela Banda Música Nova e pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município de Ílhavo.
Uma referência ainda para as Associações presentes no espaço da Mostra de Artesanato, nomeadamente Associação Cultural e Recreativa “Os Palheiros” da Costa Nova, Aquém Renasce, Centro Social Padre José Kentenich, Santa Casa da Misericórdia, Agrupamento de Escuteiros Marítimos da Costa Nova, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré e Espaço Convívio da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.
Depois de recebidos e analisados os relatórios financeiros destas Associações, verificou-se que o valor total de receita líquida dos 14 espaços foi de cerca de 119.000,00 euros (aumento de cerca de 11% relativamente a 2014), sendo que deste montante 107.000,00 euros (aumento de cerca de 15% relativamente a 2014) referem-se aos espaços de restauração, o que demonstra bem a enorme importância desta iniciativa para as suas receitas. No que diz respeito às refeições, foram servidas nos espaços de restauração cerca de 20.700, tendo sido consumidos mais de 11 toneladas de bacalhau e derivados, o que vem confirmar um continuado e sustentado crescimento destes números (aumento de cerca de 10% relativamente a 2014).
A participação da Turismo Centro de Portugal constitui mais uma vez uma importante mais-valia para o evento, não apenas pelo apoio financeiro que representou (25.000,00 euros), mas igualmente pelo apoio à sua divulgação através dos seus balcões espalhados por cerca de uma centena de municípios.
Foram várias as entidades que se constituíram como verdadeiras parceiras do evento, contribuindo em grande medida para o seu sucesso, seja através do apoio financeiro, em géneros ou em serviços, na comercialização de produtos a preços mais vantajosos, beneficiando nomeadamente as Associações, na realização de iniciativas, na divulgação, etc. Globalmente permaneceram as parcerias de 2014, mas com algumas novidades como a Prio Energy, a Escola Profissional de Turismo de Aveiro (EFTA), a Ria Garden, a Empresa de Pesca de Aveiro, a Unilever/Olá ou a Caixa Geral de Depósitos.
Sagres, Teka, Prio Energy, Caixa Geral de Depósitos, Mistolin, Cafés Delta, Continente, Vista Alegre Atlantis, Rota da Bairrada/Comissão Vitivinícola da Bairrada, Azeite Gallo, Sal TalQual/Algaplus, Olá, Empresa de Pesca de Aveiro, Susana Gateira, Calendário de Letras, Ria Garden, Porto de Aveiro, EFTA, Diário de Aveiro, Audiodecor e EPA/Canal Central foram as entidades parceiras.
Uma das maiores e mais importantes novidades da edição 2014 do Festival do Bacalhau, que se manteve este ano, residiu no facto de o fornecimento do bacalhau e derivados não ser fornecido apenas por uma empresa, mais sim por dez empresas do município (Liporfir, Mar Salgado, Empresa de Pesca Ribau, Globazul/Constantinos, Rui Costa & Sousa, Sacarema, Grupeixe, Friaveiro, Empresa de Pesca Pascoal e ESBAL), que forneceram mais de 11 toneladas do fiel amigo, o que significa que cada Associação gestora de espaços de restauração era fornecida por uma empresa, que tinha obrigatoriamente de estar indicada no espaço.
Esta opção da organização permitiu responsabilizar mais a empresa pela qualidade global do produto fornecido, o que resultou numa clara melhoria, no reforço da ligação entre a Associação e a empresa, que trabalharam em verdadeira equipa, e promover as empresas, que passaram a ter visibilidade, aproveitando excelente oportunidade para divulgarem a sua marca e os seus produtos. Neste espaço fica igualmente o agradecimento à Administração do Porto de Aveiro, nomeadamente pela cedência do espaço de estacionamento, assim como à GNR e à Capitania do Porto de Aveiro, entidades igualmente fundamentais para o sucesso da iniciativa.
» Despesas/Receitas
O custo total da edição 2015 do Festival do Bacalhau foi de 240.855,11 euros, o que representa um aumento de cerca de 14% relativamente a 2014, justificado pelos investimentos ao nível da melhoria das condições físicas do evento (novo piso nos espaços de restauração, nova tenda para mostra de artesanato ou novos espaço dos stands).
No que diz respeito à receita para a organização esta foi de 71.752,43 euros, o que representa um aumento de 15% relativamente a 2014, tendo como fonte o apoio da Turismo Centro de Portugal, o patrocínio de parceiros como as empresas fornecedoras de bacalhau, cerveja e refrigerantes, produtos de limpeza, café e azeite, e a Caixa Geral de Depósitos, a comparticipação das Associações gestoras dos espaços de restauração, bares e de pão de Vale de Ílhavo (1.000,00 euros no caso da restauração e pão e 250,00 euros no caso dos bares), os expositores e artesãos presentes no Pavilhão Terra e Mar e a hasta pública para ocupação dos espaços de doçaria.
» Considerações finais
O Município de Ílhavo voltou em agosto a ser o anfitrião daquele que é sem dúvida o maior Festival de Bacalhau do país, constituindo uma aposta ganha e uma bandeira de referência do Município de Ílhavo e da Cultura e Atividade Económica do Bacalhau, assim como da Região de Aveiro e da Região Centro de Portugal.
Olhando aos principais objetivos propostos (reforço da sua dimensão cultural, aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, conquista de novos públicos e aumento do seu impacto na economia local), a edição 2015 deste Festival constituiu novamente um tremendo mas muito aliciante desafio para toda a equipa, que consideramos ter conseguido ultrapassar com grande sucesso, podendo afirmar que este ano marcou a consolidação de uma nova fase na vida desta iniciativa. A par da concretização destes importantes objetivos, foi ainda possível aumentar a sua receita, não obstante o aumento da sua despesa, intimamente ligada ao aumento da qualidade do evento ao nível das infraestruturas, estabilizar o número de visitantes, aumentar o número de refeições servidas, de bacalhau e derivados consumidos e a receita líquida das Associações presentes.
Depois desta edição memorável, aqui fica o agradecimento a todas as entidades parceiras, a toda a equipa e a todos os visitantes que foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.