- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Festival do Bacalhau 2014 – Relatório Final
Festival do Bacalhau 2014 – Relatório Final
Foi apresentado ontem o Relatório Final da edição 2014 do Festival do Bacalhau, onde foram apresentados, de forma sucinta, os aspetos mais relevantes do evento, por forma a conhecer e compreender a sua complexidade e importância para o Município de Ílhavo e para a Região, e que seguramente servirá de base à preparação e realização do Festival do Bacalhau 2015.
Após seis edições de grande sucesso, tendo a primeira sido realizada em 2008, a edição 2014 do Festival do Bacalhau, organizado pela Câmara Municipal de Ílhavo em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, marcou o início de um novo ciclo na vida desta iniciativa, tendo como objetivos mais relevantes o reforço da sua dimensão cultural, o aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, a conquista de novos públicos e o aumento do seu impacto na economia local.
Para alcançar tais objetivos, não obstante ter-se mantido a sua estrutura base, foram introduzidas profundas alterações ao nível da organização do espaço e da programação, privilegiando sobretudo o envolvimento comunitário, foi implementado um novo modelo de planeamento e gestão, dando especial atenção ao rigor orçamental, de monitorização de procedimentos e de avaliação de resultados, tendo sido igualmente promovido o alargamento e aprofundamento das parcerias com pessoas, com empresas e com entidades públicas e privadas, que se associaram a esta iniciativa e contribuíram de forma decisiva para o seu sucesso.
» Programação
No que diz respeito à programação, esta passou a ser mais diversificada ao nível da sua tipologia, público-alvo, horário e local, mas ao mesmo tempo mais identitária, acontecendo ao longo de todo o dia e não apenas ao final da tarde e noite, contribuindo assim para a atração de novos públicos e para a sua presença ao longo das diversas horas do dia, com efeitos positivos por exemplo ao nível do número de refeições servidas ao almoço.
Durante os 5 dias do Festival, foram realizadas mais de uma centena de iniciativas, em espaços tão diversos como o Palco Principal, o Palco 2, o Navio Museu Santo André, o Pavilhão Terra e Mar ou o Cais das Brincadeiras. A opção de conferir ao Navio Museu Santo André maior visibilidade e presença no Festival revelou-se muito acertada, contribuindo por um lado para o aumento da capacidade de atração do próprio espaço, muito mais visitado do que o que era habitual, mas também para o próprio evento, que fez bom uso deste verdadeiro ícone nacional localizado no Jardim Oudinot, que acolheu um total de 3.992 visitantes, o que significa uma taxa de crescimento de 140% comparativamente com 2013.
O Pavilhão Terra e Mar, que recebeu a visita de 37.978 pessoas, apresentou-se de forma renovada, convidando a conhecer melhor o Bacalhau, o Pão de Vale de Ílhavo, o Azeite, o Sal e o Vinho, elementos que despertam os cinco sentidos. Destaque para a presença do Azeite Gallo, do Sal TalQual/Algaplus, da Rota da Bairrada, das Padeiras de Vale de Ílhavo, da Turismo Centro de Portugal, da Vista Alegre Atlantis, da Docapesca, da Comunidade Portuária de Aveiro e o da Empresa de Pesca Pascoal (Santa Maria Manuela), assim como para diversas Associações do Município de Ílhavo e para a Mostra de Artesanato, na qual participaram 34 artesãos.
» Imagem/Comunicação
Foi objetivo da organização promover este ano uma alteração na imagem global do Festival, adotando um novo logotipo, mais fácil de perceber e de utilizar, e novos elementos gráficos, como o fundo a fazer lembrar uma tradicional toalha de mesa ou a fotografia de um prato de bacalhau em destaque, conferindo assim todo o enfoque à essência do Festival, que é o bacalhau como prato, pois, atendendo a todas as alterações que se iriam promover, considerou-se importante manter e tornar mais visível a sua matriz tradicional.
Na edição deste ano do Festival há a destacar a presença dos três canais generalistas nacionais de televisão (RTP, SIC e TVI), o objetivo prioritário de todas as organizações, que constitui sempre uma enorme mais-valia para a promoção do evento, assim como a emissão do programa da SIC “Portugal em Festa”, que levou o Festival do Bacalhau a todo o país.
O sucesso da comunicação do Festival do Bacalhau encontra-se espelhado no trabalho efetuado por uma empresa especializada que refere a força das mensagens associadas ao Festival do Bacalhau, nas quais foi dominante o objetivo de promover a gastronomia e a cultura associadas ao bacalhau. Realçamos também o objetivo de aumentar o impacto na economia local e de conquistar novos públicos, o que demonstra que as mensagens de continuidade do evento foi bem conseguida.
Communication Performance
A análise de Communication Performance permite avaliar a eficácia das ações de comunicação através da medição do potencial das notícias veiculadas em impactarem os targets da comunicação.
Este estudo tem como objetivo avaliar o potencial mediático do Festival do Bacalhau, que se realizou entre os dias 13 e 17 de agosto.
A determinação do desempenho mediático foi efetuada através da análise da informação veiculada na Imprensa, Televisão e Internet relativa ao período compreendido entre 1 e 31 de agosto de 2014.
Durante o mês de agosto de 2014 foram veiculadas 126 notícias sobre o Festival do Bacalhau, que ocuparam um espaço editorial avaliado em 4.990.610 mil euros e resultaram num total de 16.078.936 de impressões .
A informação resultou numa favorabilidade positiva de 4,5 pontos . Os órgãos de comunicação social (ocs) regionais foram os ocs que veicularam mais informação sobre o evento, com destaque para o site RádioTerraNova Online e para o Diário de Aveiro.
Em termos de impacto financeiro líquido do espaço editorial ocupado pelas notícias o destaque vai para a televisão, com contributo especial do programa “Portugal em Festa” da SIC.
Já a Imprensa é o meio que consegue maior audiência, sobretudo devido à informação veiculada em órgãos de comunicação social como o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias.
Fazemos nota para a expressividade de projetos paralelos tais como a Bikelau, a Corrida Mais Louca da Ria e a 1ª Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo.
Mensagens
De referir, na informação analisada, a força das mensagens associadas ao Festival do Bacalhau, nas quais foi dominante o objetivo de promover a gastronomia e a cultura associada ao bacalhau. Realçamos também o objetivo de aumentar o impacto na economia local e de conquistar novos públicos, o que demonstra que as mensagens de continuidade do evento foi bem conseguida.
Citações
. Promover a gastronomia e a cultura associada ao bacalhau 50
. Aumentar o impacto na economia local 20
. Conquistar novos públicos 19
. Aumentar a notoriedade nacional e ibérica 13
» Parcerias
O estabelecimento de parcerias constitui uma das áreas que mais atenção mereceu. A edição 2014 do Festival do Bacalhau contou uma vez mais com 10 espaços de restauração geridos por 10 Associações do Município, que apresentaram os seus pratos típicos à base do Fiel Amigo e que tiveram desta forma a oportunidade de realizar uma importante angariação de fundos para apoiar a sua atividade anual.
Para além destes espaços de restauração, existiram igualmente dois espaços dedicados ao Pão de Vale de Ílhavo, assim como dois bares junto ao Palco 2, também geridos por Associações do Município.
Depois de recebidos e analisados os relatórios financeiros destas Associações, verificou-se, no caso particular dos espaços de restauração, que nesta edição, tendo como comparação as edições 2010, 2011, 2012 e 2013, no caso particular das 10 Associações que geriram espaços de restauração, todas aumentaram a sua receita líquida em relação à última edição, 6 obtiveram a maior receita líquida desde 2010 e 8 a maior receita bruta.
O valor total de receita líquida dos 14 espaços foi de cerca de 108.000,00 euros, sendo que deste montante 93.000,00 euros referem-se aos espaços de restauração, o que demonstra bem a enorme importância desta iniciativa para as suas receitas.
No que diz respeito às refeições, foram servidas nos espaços de restauração cerca de 19.000, tendo sido consumidos mais de 10 toneladas de bacalhau e derivados, o que vem confirmar um continuado e sustentado crescimento destes números.
Foram várias as entidades que se constituíram como verdadeiras parceiras do evento, contribuindo em grande medida para o seu sucesso, seja através do apoio financeiro, em géneros ou em serviços, na comercialização de produtos a preços mais vantajosos, beneficiando nomeadamente as Associações, na realização de iniciativas, na divulgação, etc.
A participação da Turismo Centro de Portugal constituiu mais uma vez uma importante mais-valia para o evento, não apenas pelo apoio financeiro que representou, mas igualmente pelo apoio à sua divulgação através dos seus balcões espalhados por cerca de uma centena de municípios.
A Sagres, Teka, Bongás, Continente, Mistolin, Vista Alegre Atlantis, Rota da Bairrada/Comissão Vitivinícola da Bairrada, Azeite Gallo, Cafés Delta, Sal TalQual/Algaplus, Susana Gateira, Calendário de Letras, Diário de Aveiro, Audiodecor e Canal Central foram as entidades parceiras.
Uma das maiores e mais importantes novidades da edição 2014 do Festival do Bacalhau residiu no facto de o fornecimento do bacalhau e derivados não ser fornecido apenas por uma empresa, mais sim por dez empresas do Município, o que significa que cada Associação gestora de espaços de restauração era fornecida por uma empresa, que tinha obrigatoriamente de estar indicada no espaço. Esta opção da organização permitiu responsabilizar mais a empresa pela qualidade global do produto fornecido, o que resultou numa clara melhoria, no reforço da ligação entre a Associação e a empresa, que trabalharam em verdadeira equipa, e promover as empresas, que passaram a ter visibilidade, aproveitando excelente oportunidade para divulgarem a sua marca e os seus produtos.
A parceria com a Administração do Porto de Aveiro, nomeadamente pela cedência do espaço de estacionamento, assim como com a GNR e a Capitania do Porto de Aveiro, foi igualmente fundamental para o sucesso da iniciativa.
» Perfil de Visitantes
O perfil de visitantes do Festival resulta de um trabalho de campo efetuado no local durante os dias do evento, através de entrevistas presenciais, tendo sido inquiridos, por esta via, 489 visitantes, bem como por inquérito on line.
Os resultados mostram que os visitantes do Festival do Bacalhau 2014 foram maioritariamente não residentes no Município de Ílhavo, mas principalmente oriundos de municípios vizinhos como Aveiro, Santa Maria da Feira, Vagos, Porto e Águeda, apresentando idades acima dos 40 anos e baixas/médias habilitações literárias;
• Ao nível dos meios de informação sobre o Festival destacam-se o hábito anual de visita, a informação através de familiares ou amigos e por via de notícias/reportagens na televisão;
• Na sua grande maioria os visitantes deslocaram-se acompanhados pelo conjugue, família ou amigos, tendo cada pessoa gasto, em média, o equivalente a 15 euros;
• O meio de transporte utilizado foi o automóvel, tanto para os residentes como os não residentes;
• As principais motivações de visita são a gastronomia e a diversão/lazer. Refira-se, ainda, que no caso dos residentes, é destacado o hábito e a proximidade;
• No que diz respeito ao programa identificam-se as atividades com maior procura: as tasquinhas de gastronomia, a mostra de artesanato, os concertos da noite e a festa do livro.
• No que concerne à comparação entre o Festival de 2014 e as edições anteriores, metade considerou que estava melhor ou muito melhor e cerca de 40% que estava igual, saldando-se a avaliação por um saldo muito positivo, que se confirma na recomendação de visita e na intenção de regresso em edições futuras.
No que concerne aos resultados obtidos através das respostas aos inquéritos via rede social Facebook reconhecem-se semelhanças com os dados recolhidos presencialmente, tratando-se, porém, de um público mais jovem e com melhor nível de habilitações literárias. Os residentes são, em grande maioria, da Freguesia da Gafanha da Nazaré, enquanto os não residentes são provenientes dos concelhos vizinhos, em especial de Aveiro.
» Despesas/Receitas
O custo total da edição 2014 do Festival do Bacalhau foi de 211.015,53 euros, o que representa uma diminuição de cerca de 5% relativamente a 2013.
No que diz respeito à receita para a organização esta foi de 62.157,40 euros, tendo como fonte o apoio da Turismo Centro de Portugal, o patrocínio de parceiros como as empresas fornecedoras de bacalhau, cerveja e refrigerantes, produtos de limpeza, café e azeite, a comparticipação de 6.000,00 euros das Associações gestoras dos espaços de restauração e de pão de Vale de Ílhavo à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo para ajuda à construção do novo Quartel, os expositores e artesãos presentes no Pavilhão Terra e Mar, os participantes no piquenique e a hasta pública para ocupação dos espaços de doçaria.
» Considerações finais
O Município de Ílhavo voltou em agosto a ser o anfitrião daquele que é sem dúvida o maior Festival de Bacalhau do país, constituindo uma aposta ganha e uma bandeira de referência do Município de Ílhavo e da Cultura e Atividade Económica do Bacalhau, assim como da Região de Aveiro e da Região Centro de Portugal.
Olhando aos principais objetivos propostos (reforço da sua dimensão cultural, aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, conquista de novos públicos e aumento do seu impacto na economia local), a edição 2014 deste Festival constituiu um tremendo mas muito aliciante desafio para toda a equipa, que consideramos ter ultrapassado com grande sucesso, podendo afirmar por isso que foi de facto dado início a uma nova fase na vida desta iniciativa.
A par da concretização destes novos objetivos, foi ainda possível diminuir o custo do Festival e aumentar a sua receita, estabilizar o número de visitantes, aumentar o número de refeições servidas e a receita líquida das Associações presentes.
Depois desta edição memorável, aqui fica o agradecimento a todas as entidades parceiras, a toda a equipa e a todos os visitantes que foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.