- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Festival do Bacalhau 2014 – Espetáculos musicais
Festival do Bacalhau 2014 – Espetáculos musicais
O Festival do Bacalhau volta a apresentar um cartaz com nomes de destaque do panorama musical português, cujas atuações terão lugar no palco principal. Mickael Carreira, Gisela João, Rita Guerra, Herman José e Os Aurora prometem excelentes espetáculos.
Mas este ano os espetáculos não se ficam por aqui. Haverá mais música, em diferentes horários e locais, atraindo novos públicos com perfis mais diversificados. Exemplo disso é o palco “2”, que visa preencher o programa numa perspetiva diferente, em que o Canal de Mira e o pôr do sol constituirão o cenário privilegiado para os finais de tarde. Baile das Cores, First Breath After Coma, Valter Lobo e Golden Slumbers vão animar o palco “2” bem perto do Pavilhão Terra e Mar e das esplandas.
Outra das novidades deste ano são as “Noites no Porão”. O Navio-Museu Santo André será o anfitrião de três magníficos espetáculos musicais com início às 23h30, com serviço de bar assegurado pela Rota da Bairrada. Espiral (dia 14), Rui Oliveira (dia 15) e Bilan (dia 16) são os artistas presentes, estando os bilhetes (3 euros) disponíveis no Museu Marítimo de Ílhavo, no Navio-Museu Santo André e na bilheteira online em ilhavo.bilheteriaonline.pt.
PALCO PRINCIPAL
13 de agosto, 22h00
MICKAEL CARREIRA
Mickael Carreira está de volta aos palcos portugueses e ao Município de Ílhavo para um grande concerto, como de resto já nos habituou, e um alinhamento que incluirá não só os seus grandes êxitos, mas também o seu mais recente dueto com Enrique Iglesias “Bailando”, são alguns dos ingredientes deste espetáculo absolutamente imperdível.
14 agosto, 22h00
GISELA JOÃO
O disco de estreia “No regresso a casa, o Fado encontrou o Norte...” foi considerado o melhor álbum nacional do ano 2013 pela grande maioria dos críticos nacionais e por publicações de referência, atingindo o primeiro lugar no Top de vendas nacional.
Considerado o mais importante disco de estreia de um artista português no século XXI, valeu a Gisela João o prémio revelação Amália, com quem o seu talento já foi comparado várias vezes.
15 agosto, 22h00
RITA GUERRA
Considerada uma das melhores intérpretes nacionais, Rita Guerra assinala este ano 30 anos de carreira. 30 anos onde cabem palavras chave como Eurovisão, Ronan Keating, Michael Bolton ou Ivan Lins, vários prémios Top Choice Awards e muitas outras referências que se tornaram marcos da música em Portugal, prova do reconhecimento da artista no nosso País e no estrangeiro.
16 agosto, 22h00
HERMAN JOSÉ
Munido de uma viola e um piano e acompanhado por um quarteto de músicos de luxo, Herman José leva-nos numa viagem de humor irresistível, servida por quarenta anos de Stand Up e episódios hilariantes, apimentada pela evocação de personagens que ficaram para a história da televisão (do Serafim Saudade ao Nelo, da Maximiana ao José Estebes, do Feliz & Contente ao Tony Silva).
17 agosto, 22h00
OS AURORA
Aurora é o nascer, o começar. A luz que rompe a escuridão. Nada melhor do que um nome assim para um grupo que tem tudo para brilhar!
Programas como o Fator X têm a capacidade de nos dar a conhecer pessoas de um talento incalculável. Com um novo nome, mas com a mesma essência, este grupo foi conquistando o seu espaço e apoiantes. Surgem, assim, os Aurora. E com eles vêm interpretações magníficas de grandes músicas portuguesas.
Palco Principal: entrada livre
PALCO “2”
13 agosto, 18h00 e 14, 15 e 16 agosto, 17h30
Baile das Cores
Neste baile participativo vamos exteriorizar os sentimentos e as emoções que nos provocam as músicas e danças tradicionais do mundo com cores, desenhos e formas.
Com as mãos, com os pés ou com todo o corpo vamos desenvolver a capacidade rítmica, plástica e motora e especialmente a criatividade e a vontade de passar um momento bem divertido.
As tintas que utilizaremos saem com água, mas aconselhamos trazer roupas velhas que possam ser o lenço da obra de arte que, entre todos, vamos criar cada dia.
13 agosto, 19h30
First Breath After Coma
Revelando uma maturidade composicional pouco comum para uma formação com músicos ainda tão jovens, os First Breath After Coma nunca esconderam a sua forte paixão pelo pós-rock (o seu nome advém de um tema dos Explosions In The Sky), mas não conseguem fugir muito do formato de canção onde a melodia e a voz se cruzam com a intensidade própria do género que os inspira.
14 agosto, 19h30
Valter Lobo
Há muito que não surgia um cantor/compositor com um talento tão desmedido! Chama-se Valter Lobo e é um daqueles valores que despontam com a regularidade necessária para que se continue a acreditar na música. O seu cartão-de-visita, o EP Inverno, tem aquecido muitas almas, graças a temas como «Eu não tenho quem me abrace neste inverno» e «Pensei que fosse fácil» que, mesmo fora de época, encontrou espaço em rádios como a Antena 3, ocupando durante varias semanas o 1.º lugar do top desta rádio.
15 agosto, 19h30
Golden Slumbers
Golden Slumbers é um duo de folk composto por duas irmãs, Catarina e Margarida Falcão. Inspirado pelo country e o folk anglo-saxónico, assente em harmonias vocais e nascido no seio de uma cultura Do It Yourself (DIY), este projeto viu a luz em 2013, quando as irmãs começaram a compor temas regularmente. Em finais do mesmo ano, com as composições feitas, decidiram começar a gravar o seu primeiro EP, «I Found The Key».
16 agosto, 19h30
A Jigsaw
Profundamente inspirados pela música popular norte-americana, João Rui e Jorri criaram uma música embalada pelas margens do Mondego mas abençoada pelo espírito do Mississippi. Desde o primeiro EP, em 2004, até ao bem recebido Drunken Sailors & Happy Pirates, de 2011, os A Jigsaw foram apurando uma alquimia que os tornou populares quer em Portugal, quer além-fronteiras, apostando forte em espetáculos cuidados e intensos.
Palco “2”: entrada livre
NOITES NO PORÃO
14 agosto, 23h30
Espiral
Sob a inspiração da música celta, o trio ESPIRAL conjuga as sonoridades do violino, da flauta transversal e da harpa celta na recriação de melodias que se destacam pela sua beleza e graciosidade. Uma formação musical que enleva os sentimentos mais românticos e faz de cada atuação um momento especial, com um reportório alegre e delicado, criteriosamente seleccionado.
Uma autêntica espiral de emoções!
15 agosto, 23h30
Rui Oliveira
Deslocando-se e dormindo na sua velha carrinha, o cantor aveirense viaja frequentemente pela Europa. Os músicos que conheceu e com quem partilhou o palco nessas viagens foram os seus grandes professores. As viagens fora de Portugal, além de lhe despertarem o interesse por músicas de outras culturas, aprofundaram em si o gosto pela música portuguesa e particularmente pelo Fado.
16 agosto, 23h30
Bilan
Bilan é um músico de origem Caboverdeana que possui uma identidade musical bem vincada, transpondo-se, tal como outros músicos desta nova vaga de Cabo-Verde, para um estilo mais cosmopolita e urbano. É assim que Bilan deseja dar a conhecer o seu trabalho: uma miscigenação de estilos e influências mostrando, dentro da música urbana, um outro lado de viagem e de diáspora, banhado pela língua crioula e os contornos da “sabura”.
Noites no Porão:
Entrada: € 3,00 • limitado a 50 pessoas • M/12 anos
Bilhetes disponíveis no Museu Marítimo de Ílhavo, no Navio-Museu Santo André e na bilheteira online em ilhavo.bilheteriaonline.pt.
Serviço de bar assegurado pela Rota da Bairrada.
Toda a informação sobre o Festival do Bacalhau 2014 aqui.