- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Festival Cabelos Brancos aproxima-se da "Mudança"
Festival Cabelos Brancos aproxima-se da 'Mudança'
O arranque da edição de 2019 do Festival Cabelos Brancos ficou marcado pela vertente "Arte", sustentada num conjunto de iniciativas culturais (projetos comunitários, instalações artísticas e música, entre outros) que assinalou os dois primeiros dias do evento.
A semana, que se inicia com a realização dos "Trilhos", proporcionando o encontro com outras comunidades e realidades diferentes, irá culminar na Mudança que promoverá espaços de reflexão e desconstrução de conceitos e preconceitos sobre o sénior e o envelhecimento.
Dois momentos merecem nota de destaque na programação do festival.
Na sexta-feira, 27 de setembro, pelas 14h00, na Casa da Cultura de Ílhavo, é possível assistir, de forma gratuita, à peça “Clichés, aqui Não!”, uma produção artística cómica, com teatro musical à mistura, e que pretende pôr o público a refletir sobre a necessidade contínua de adaptação à mudança e do respeito por novas perspetivas.
Envolvendo mais de 60 seniores dos grupos TeatralIdades, Figurinos D’Ouro e Espaços Maior Idade, o enredo da peça desenrola-se no ano de 1972 e reproduz a demanda de uma encenadora por chegar a novos públicos e levar a companhia que representa avante. O único senão é que nesta companhia o produtor só pensa em dinheiro, os atores têm egos acentuados e a empregada de limpeza não é de ficar calada. A pressão é tanta que o risco não é medido e, para desagrado dos elementos mais conservadores, o “aceitável” entra em constante mutação.
Na segunda-feira, dia 30, às 14h00, na Casa Gafanhoa, a Tuna da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré irá abrir as portas desta casa-museu municipal, antecendendo uma tertúlia (15h00) subordinada ao tema “A Mulher Cuidadora”, numa conversa orientada pelo Antropólogo Nuno Costa.