- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Festa do Pão de Vale de Ílhavo acolhe centenas de pessoas
Festa do Pão de Vale de Ílhavo acolhe centenas de pessoas
Este sábado centenas de pessoas acorreram ao centro da cidade de Ílhavo para celebrar a Festa do Pão de Vale de Ílhavo que coloca em destaque o ofício artesanal do pão, e termina este domingo.
No Jardim Henriqueta Maia, está uma tenda gigante onde 13 padeiras de Vale de Ílhavo mostram o que melhor sabem fazer: padas, folar de Páscoa e broa, que pode ser adoçada com abóbora - tudo isto cozido em forno a lenha.
Para confecionar o tradicional Pão de Vale de Ílhavo, junta-se uma boa dose de sabedoria secular, que as padeiras têm sabido preservar, de geração em geração, e que a Câmara Municipal de Ílhavo promove este ano num formato especial.
Ao lado das padeiras estão, também, representadas duas moagens de Vale de Ílhavo, cuja farinha de fabrico tradicional tanto contribui para tornar único este pão.
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, fez esta tarde a abertura oficial do certame, destacando “a importância de se promover, valorizar e defender o pão de Vale de Ílhavo, como um património imaterial que representa a parte viva de uma memória e cultura coletivas, que urge proteger para que o saber tradicional não se extinga”.
Ao longo da tarde, decorreram atuações musicais, oficinas de fabrico de padas, pão de salicórnia e folar de Vale de Ílhavo e oficinas de costura de criativa.
Este domingo, o programa é idêntico, e inclui, ainda, “Histórias em Palco”, a atuação do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e uma “investida” dos Cardadores, personagem carnavalesca de Vale de Ílhavo.