- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Feriado Municipal de Ílhavo 2023: Discurso do Presidente da Câmara, João Campolargo
Feriado Municipal de Ílhavo 2023: Discurso do Presidente da Câmara, João Campolargo
Celebramos hoje o Feriado Municipal de Ílhavo na nossa Casa da Cultura, casa do encontro e da partilha, da criação e da vocação, da ideia e da emoção.
A Casa da Cultura é o lugar onde, há 18 meses, firmámos o nosso compromisso de cumprir a proposta governativa escolhida pelos nossos munícipes. Por isso, estar aqui, hoje, tem um simbolismo ainda mais forte, pelo que realizámos e pelo que nos propomos realizar.
Nos primeiros 18 meses, este Executivo tem trabalhado de uma forma árdua, comprometida e exigente.
Ao longo deste tempo, respondemos às vozes negativas e, por vezes, desesperadas com uma força positiva, com a construção de pontes e com a criação de valor para a comunidade.
Foi com esta atitude que demos passos importantes para aumentar o desenvolvimento social, económico, cultural e ambiental do nosso Município, sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida.
Este Executivo tem, assim, trabalhado arduamente nos pilares que identificou como estratégicos da sua governação, e que são a Coesão Social, a Economia, a Cultura e o Ambiente.
E temos a certeza que hoje já vemos sinais de um Município mais equilibrado, mais inclusivo, mais desenvolvido, mais atrativo e mais sustentável.
O Município de Ílhavo foi o segundo município do distrito de Aveiro a avançar com a descentralização das competências da área Social, nomeadamente no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, no Rendimento Social de Inserção e na Carta Social Municipal.
Desde o dia 1 de outubro do ano passado até hoje, ou seja, nos primeiros 6 meses de atividade, este Serviço, que oferece um serviço de porta aberta e que vai a todas as freguesias, registou 716 processos, agilizando o apoio a famílias em situações de carência momentânea.
Não tenhamos dúvidas: com este passo em frente, estamos a dar uma resposta mais próxima e eficaz às pessoas nos seus momentos mais exigentes e vulneráveis.
E, neste domínio, há um valioso trabalho das nossas IPSS que diariamente apoiam a comunidade, em várias valências.
Tornámo-nos num Município mais inclusivo, mais justo e mais pleno, com o recém-criado Balcão da Inclusão, que dá uma melhor e qualificada resposta às pessoas com deficiência e incapacidade.
O Município de Ílhavo está na linha da frente das políticas de envelhecimento, através do Laboratório do Envelhecimento do Fórum da Maior Idade.
Através do Laboratório do Envelhecimento, criámos parcerias muito importantes com universidades, centros de investigação e empresas, e esse trabalho está a ser amplamente reconhecido nacional e internacionalmente como um exemplo de boas-práticas no envelhecimento ativo e saudável.
Na Educação e Juventude, todos os dias trabalhamos para que a Escola seja o lugar onde todas as crianças e jovens possam evoluir e progredir.
Lutamos para que ninguém fique para trás, por isso investimos este ano 100 mil euros na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Comunidade – EMACE, que acompanha em permanência os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar e comportamentos de risco.
Dotar as nossas escolas, o lugar onde tudo começa, de novas valências é uma prioridade deste Executivo.
Anunciámos o investimento de 10 milhões de euros na reabilitação na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, na Escola Básica José Ferreira Pinto Basto e na Escola Básica Professor Fernando Martins.
Anunciámos também a intenção de construir uma nova escola básica na Gafanha da Encarnação e de reabilitar mais escolas no Município, num investimento total de 3,5 milhões de euros.
Acreditamos que este investimento nos equipamentos escolares é fulcral para as nossas escolas prosseguirem um ensino de excelência.
Quando iniciámos a nossa governação, encontrámos equipamentos municipais escolares num estado de conservação deficiente, por isso até este momento foram aplicados 265 mil euros na reparação de coberturas, estores e equipamento desportivo, bem como na aquisição de equipamento hoteleiro para as nossas cantinas.
Ainda na nossa missão de valorização da comunidade educativa, investimos nas Associações de Pais, apoiando a criação da Associação de Pais da Costa Nova do Prado e do Jardim da Mota, e adquirimos dois novos autocarros escolares.
As nossas políticas locais de juventude foram premiadas com o “Selo de Município Amigo da Juventude”, reconhecendo a importância das iniciativas de mediação cultural desenvolvidas, que cruzam o desporto, a cultura e a cidadania.
No âmbito da promoção de um estilo de vida saudável, valorizamos a nutrição nas refeições escolares, de forma a prevenir e controlar o excesso de peso e a obesidade dos mais novos.
A Educação Ambiental assume também um papel importante na nossa governação, com as Eco-escolas e a mediação cultural, que promovem a literacia ambiental e do oceano, passando por projetos culturais dirigidos a todos os públicos, como o Planteia, e as hortas comunitárias.
Sabemos que só conseguiremos atingir uma maior consciência global, se as nossas crianças e os nossos jovens forem capazes de desenvolver as competências, as capacidades, as atitudes e os valores que lhes permitam aprender continuamente, compreender, questionar, interagir, tomar decisões e transformar o mundo em que vivem.
Hoje estamos a semear para que as gerações que nos sucederem encontrem uma sociedade mais justa, equilibrada, saudável e plena.
E fazemos este caminho com um aliado vital: o Associativismo!
Temos um enorme respeito e admiração pelo trabalho que as várias Associações desenvolvem a favor da comunidade, por isso reforçámos o nosso investimento ao associativismo cultural, recreativo e desportivo, distribuindo 800 mil euros de apoio a 24 Associações do nosso Município.
O Município de Ílhavo tem condições ímpares de atração económica e turística, contribuindo muito para a riqueza da região e do país.
Com o dinamismo do Porto de Aveiro, das Grandes Empresas, das PME e do comércio local, assistimos no Município de Ílhavo ao pleno emprego.
A aposta na captação de investimento para o território tem sido uma das nossas prioridades.
Queremos atrair mais empresas na área da inovação tecnológica e da sustentabilidade, envolvendo a Universidade de Aveiro, o Parque de Ciência e Inovação, as associações empresariais e os empresários.
Para compatibilizar a oferta formativa com as necessidades do mercado de trabalho, estamos a reforçar o diálogo e as parcerias entre as empresas, instituições de ensino e formação do Município e Instituto de Emprego e Formação Profissional.
A proximidade que temos desenvolvido com os empresários e investidores, tem resultado em maior investimento, na criação de novos postos de trabalho e no aumento da riqueza.
Há um mês, na última edição da nossa Feira de Emprego e Formação, registámos um número record de empresas participantes, o que revela o trabalho de proximidade que o Município tem realizado no sentido de apoiar os empresários no recrutamento, bem como os munícipes no encontro de oportunidades de emprego.
Hoje, o Município de Ílhavo é um território onde trabalham pessoas de todos os cantos do mundo.
Hoje somos um município de braços abertos a todos os que aqui encontram o lugar certo para investir, trabalhar e viver.
Esta nova realidade multicultural traz muitos desafios, nomeadamente à rede de transportes e à habitação.
Anúncio, aqui, que teremos uma rede de transportes urbanos com uma conexão com todos os municípios da CIRA, a partir do dia 1 de julho, e estamos a trabalhar numa Estratégia Local de Habitação que permitirá ao Município desenvolver projetos nesse âmbito, com um grande impacto.
Estamos certos que iremos dar resposta a todos estes desafios que o desenvolvimento económico nos coloca.
A Atração Turística constitui hoje um dos alicerces da nossa Economia.
O nosso património natural, com as praias e a ria, e o nosso património museológico e histórico, com a Vista Alegre e o Museu Marítimo, encontram na gastronomia um aliado valioso que merece e deve ser apoiado.
Conscientes desta riqueza, criámos novos eventos gastronómicos, como a Festa do Pão no centro de Ílhavo, que há três semanas recebeu 20 mil pessoas, e o Festival Gastronómico “Vamos aos Cricos!”, que se encontra a decorrer até ao final do mês, e que valorizam o nosso pão de Vale de Ílhavo e os produtos da nossa ria.
Para que os visitantes permaneçam mais dias no nosso Município, estamos a aliar a boa oferta cultural, ao destino turístico e gastronómico de excelência.
No nosso Museu Marítimo de Ílhavo apostámos na dinamização da sua loja, criando novas linha de produtos que se estão a revelar um sucesso de vendas.
Apostamos, assim, na promoção gastronómica, museológica e cultural, de uma forma integrada, porque acreditamos que é essa união que nos torna verdadeiramente únicos.
No Município de Ílhavo, ambicionamos que a Cultura vá além da programação das artes performativas em sala, privilegiando uma programação contínua e consistente para todos, porque todos temos têm o direito de aceder à cultura!
Ao fim de semana, criámos um ponto de encontro para crianças, jovens e famílias, proporcionando diversas atividades na Casa da Cultura, na Biblioteca Municipal, no Museu Marítimo e no nosso no Estaleiro – Estação Científica que, sendo uma casa da educação, integra-se nesta dinâmica de atividades para todos!
A nossa Cultura também apostou na promoção de artistas e bandas locais e estreou concertos gratuitos em Igrejas, valorizando o nosso património religioso.
Ao longo do último ano, o Município de Ílhavo acolheu 47 mil pessoas em espetáculos de sala, 65 mil visitantes no Museu Marítimo de Ílhavo e 16 mil utilizadores da Biblioteca Municipal.
Estes números traduzem, bem, a nossa diversa oferta cultural.
Ressalvo, ainda, o excelente trabalho desenvolvido pelas nossas Juntas de Freguesia na promoção de atividades culturais, desportivas e de lazer que têm envolvido a comunidade e valorizado o espaço público, e que se unem ao nosso compromisso de uma “Cultura Mais Nossa”.
Este Executivo olha para o futuro com as pessoas sempre no centro, por isso todas Obras que estamos a projetar e a desenvolver têm em vista a melhor qualidade de vida da comunidade.
Estamos, aqui, para construir um melhor futuro para todos. Essa é a nossa missão.
Assim, neste momento, estamos a desenvolver dois importantes projetos de reabilitação e ampliação dos Centros de Saúde da Gafanha da Nazaré e de Ílhavo.
O valor total destas obras ascenderá aos 4,2 milhões de euros: 2,5 milhões serão aplicados no Centro de Saúde da Gafanha da Nazaré e 1,7 milhões no Centro de Saúde de Ílhavo.
Com este investimento, pretendemos melhorar as condições dos profissionais de saúde e, sobretudo, dos utentes, na medida em que estas unidades darão uma resposta mais alargada em número de utentes e de serviços.
Para valorizar o encontro e a partilha em comunidade, iremos avançar com o Centro Cívico da Gafanha do Carmo, uma obra que será muito importante para esta freguesia.
Na Gafanha da Nazaré estamos a elaborar um estudo pormenorizado que culminará numa intervenção relevante, com o intuito de dotar esta freguesia de valências que não dispõe.
Os objetivos passam por melhorar o espaço público da zona da Igreja Matriz e Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, criando uma centralidade até hoje inexistente, num território que se foi desenvolvendo, maioritariamente, em torno de um eixo viário, sem uma centralidade vincada, e sem um espaço preferencial para o encontro da comunidade.
Na Costa Nova do Prado, o postal fotográfico da região que atrai milhares de turistas, iremos melhorar o espaço público, e na Praia da Barra iniciaremos a empreitada de construção de mais passeios.
E porque uma comunidade comprometida e responsável deve também olhar para a saúde e bem-estar animal, realizámos um investimento de 90 mil euros na renovação do Centro de Recolha de Animais de Companhia, que passou também a acolher gatos, e tem hoje melhores condições.
Ainda, neste domínio, destaco o programa “Capturar, Esterilizar e Devolver” e o Programa Cheques Veterinários, que representam um investimento de cerca de 21 mil euros anuais, bem como a entrega de leitores de chips a várias instituições para uma fácil identificação dos animais errantes.
Ao longo destes 18 meses de governação, reestruturamos os Serviços Internos da Câmara Municipal, dando hoje uma resposta mais célere.
Na esfera da digitalização, estamos a dar passos importantes, nomeadamente na digitalização dos processos de obras, estando a trabalhar a receção de projetos e pedidos no âmbito das Obras Particulares inteiramente por submissão online.
Estamos a apostar no Sistema de Informação Geográfica - SIG, que se encontrava estagnado e quase obsoleto, porque reconhecemos nesta ferramenta o potencial para uma gestão diária mais eficaz, com a possibilidade de reunir, numa base de dados interna, a informação sobre todos os serviços Municipais.
Estamos a inovar, a desmaterializar e a simplificar, envolvendo todas as equipas da autarquia, para a Câmara Municipal de Ílhavo prestar um serviço público de mérito.
Por fim, o Ambiente. Vivemos num Município com ampla zona costeira banhada pelo Oceano Atlântico, que se encontra naturalmente exposta a tempestades e ao aumento dos níveis da água do mar.
Vivemos um tempo decisivo: tudo o que fizermos a cada dia e a cada ano ditará se ganhamos ou perdemos a luta pelo clima, por isso estamos a trabalhar afincadamente no Plano Municipal de Ílhavo de Adaptação às Alterações Climáticas, com a identificação de um conjunto de 10 ações de Adaptação Prioritárias.
As boas práticas ambientais são um plano de urgência.
É preciso fazer!
Não participar nesta mudança, é desistir do futuro.
Este ano, o Município de Ílhavo vai pagar 800 mil euros para tratar resíduos não separados. Temos consciência que este elevado custo é de todos! Temos que ir mais ao ecoponto e ao Ecocentro Municipal!
No ano passado, enviámos 18 mil toneladas de resíduos não separados para o contentor normal. É urgente diminuir o que colocamos no contentor da nossa rua, julgando que alguém separa para reciclar. É urgente diminuirmos este número!
Ainda neste primeiro semestre, daremos início à recolha de biorresíduos nos grandes produtores não domésticos, como a restauração e as cantinas escolares.
Vamos reforçar a biodiversidade no espaço público, através das práticas de não corte dos relvados e da introdução de novas espécies.
Na Mobilidade Urbana Sustentável desenvolveremos um plano em que se prevê diagnosticar os principais problemas de mobilidade no território, na área da mobilidade ativa e no âmbito do trânsito de pesados e transportes públicos.
Este plano traçará não apenas uma estratégia, como definirá também ações concretas a desenvolver, e sempre que possível, a que fontes de financiamento poderá o Município recorrer.
Estamos, ainda, a preparar o procedimento para a instalação e exploração de Pontos de Carregamento de Veículos Elétricos em 18 locais do Município, dotando todas as freguesias deste tipo de equipamentos, numa ótica de atuação conjunta, de promoção da coesão territorial e de um Município mais ecológico.
Neste momento, o Município de Ílhavo tem 94 milhões de euros previstos para investimentos em várias áreas, como a educação, a saúde, as infraestruturas, o urbanismo e o ambiente.
Estabelecemos objetivos de investimento, de inovação e de criação ambiciosos, mas realistas, a fim de criar uma comunidade mais próspera, mais justa, mais inclusiva e mais sustentável.
Estes números impressionam, mas não nos cegam!
Não embarcaremos em obras de grande dimensão só para dizer que fazemos obra, pois, como sabemos, muitas vezes, esta é uma fatura pesada que deixamos às gerações seguintes.
Estes números entusiasmam, mas não mudam o nosso foco de mudar a vida das pessoas, a partir do que é necessário e simples, porque é aí que reside a mudança e a transformação.
Entendemos que conquistamos e celebramos pequenas vitórias, porque sabemos que são os pequenos passos, as pequenas coisas, que mudam verdadeiramente a vida das pessoas.
Ao contrário do que possamos imaginar é o olhar atento, é o gesto próximo, é a ação concreta ao serviço das pessoas que muda a vida de cada um e torna o nosso Município num melhor lugar para todos.
Ao longo destes 18 meses de governação, tentámos sempre agir com os princípios do compromisso, da transparência, do trabalho árduo e da esperança, tentando sempre ignorar o cálculo político, porque o nosso compromisso é com o bem da comunidade.
Foi nisso que investimos e é nisso que nos entregámos, de alma e coração, desde o primeiro dia.
É assim que queremos fazer a diferença. É assim que queremos mudar.
Acreditamos que tudo o que estamos a fazer juntos não é em vão!
Juntos estamos a fazer história!
Despeço-me agradecendo a todas as pessoas que confiaram a governação do nosso Município a pessoas comuns, e que são o nosso farol neste caminho que percorremos para criar a mudança que queremos e precisamos.
Viva o Município de Ílhavo!
Viva os nossos Munícipes!
Viva Portugal!