- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Feriado Municipal de Ílhavo 2017
Feriado Municipal de Ílhavo 2017
No próximo dia 17 de abril, segunda-feira de Páscoa, comemoramos o Feriado Municipal de Ílhavo com um conjunto de atividades, destacando-se a Sessão Solene Comemorativa e a Entrega das Condecorações Honoríficas Municipais, assim como o Lançamento do Livro “Ílhavo, Terra Milenar” e o Concerto com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
10h15
Hastear das Bandeiras com a presença da Filarmónica Gafanhense
Paços do Município
10h30
Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal e Entrega das Condecorações Honoríficas Municipais
Salão Nobre dos Paços do Município
17h00
Lançamento do Livro “Ílhavo, Terra Milenar”
Encerramento da Exposição
Casa da Cultura de Ílhavo
18h30
Concerto com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana
Casa da Cultura de Ílhavo
€ 3,00
A receita do espetáculo reverte a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo
Condecorações Honoríficas Municipais
A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou, por unanimidade, na Reunião de 5 de abril, dez Condecorações Honoríficas a entregar no Feriado Municipal de Ílhavo, das quais se dá nota sumária:
» Medalha de Dedicação em Prata
A Álvaro Jorge Rocha pelos bons serviços prestados na Câmara Municipal de Ílhavo durante cerca de 18 anos, como motorista, tendo passado à situação de aposentado a 30 de abril de 2016.
» Medalha de Dedicação em Vermeil
A Maria de Lurdes Santos Cardoso pelos bons serviços prestados na Câmara Municipal de Ílhavo durante cerca de 32 anos, tendo desempenhado várias funções e responsabilidades, passando à situação de aposentada a 31 de janeiro de 2016.
» Medalha de Dedicação em Vermeil
A Maria Luísa Pinheiro Araújo pelos bons serviços prestados nos seus 34 anos de funcionária do Município, demonstrando dedicação, zelo e espírito de bem servir, assumindo-se como uma colaboradora atenta e ativa nas várias tarefas que lhe foram distribuídas.
» Medalha de Mérito Cultural em Prata
A Ana Maria Simões da Silva Lopes, personalidade incontornável na história de Ílhavo, não só por se tratar de uma filha de Gentes da nossa Terra com ligação às atividades do Mar, mas também pela sua ligação ao Museu Marítimo de Ílhavo.
Ana Maria Lopes desde cedo demonstrou interesse pelas atividades marítimas, o que serviu de mote à investigação e a diversas publicações de âmbito náutico-marítimo que, pela sua especificidade, muito contribuíram para enriquecer o conhecimento destas temáticas, especialmente as relacionadas com os ilhavenses.
» Medalha de Mérito Cultural em Prata
A Valdemar Aveiro que se notabilizou pela colaboração e obra intrinsecamente associada à Faina Maior, em prol da Memória Coletiva da comunidade.
O Capitão Valdemar Aveiro estará para sempre ligado a Ílhavo, não apenas pelas milhas navegadas, mas fundamentalmente pela forma como disponibiliza o seu conhecimento e experiência de vida ao serviço do município, nomeadamente no Museu Marítimo numa cooperação permanente, seja sob forma de exposição, ou através da sua obra publicada, dando a conhecer à comunidade as vicissitudes da “Faina Maior”, partilhando imagens e relatos, muitos deles na primeira pessoa, das agruras de uma vida de trabalho árduo e sofrido, enaltecendo memórias que se replicam nas vidas de tantos outros Marinheiros e tantas outras famílias desta sociedade de ADN marítimo.
» Medalha do Concelho em Vermeil
A Vasco Fernando Ferreira Lagarto, uma figura marcante da nossa Terra, de importantes projetos ligados às telecomunicações, investigação, educação e cultura.
Vasco Lagarto sempre demonstrou a sua disponibilidade e capacidade interventiva na construção e desenvolvimento em prol da comunidade. Na qualidade de membro da Cooperativa Cultural e Recreativa da Gafanha da Nazaré, implementou o importante e pioneiro projeto Esteiro, de rede informática interescolar, em quatro escolas primárias da Gafanha da Nazaré. Em 1986, fundou a Rádio Terra Nova, mantendo-se como seu diretor desde então. Continua a dar o seu contributo à comunidade pela forte ligação a diferentes associações, Vasco Lagarto preside desde abril de 2008 à Fundação Eng.º António Pascoal, faz parte da Confraria Gastronómica do Bacalhau e também do Rotary Club de Ílhavo, mantendo assim o espírito mobilizador e interventivo que o caracteriza.
» Medalha do Concelho em Vermeil
Ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré pelos relevantes serviços prestados à comunidade que serve diariamente ao longo destes 25 anos de atividade.
Criado por iniciativa das estruturas pastorais da Paróquia da Gafanha da Nazaré ao termo do ano de 1986, raízes cristãs de onde partiu, o Centro Social viu, em maio de 1987, o registo definitivo dos Estatutos como IPSS, dando início à sua atividade de serviço à população em maio de 1991.
» Medalha do Concelho em Vermeil
Ao Centro Social e Paroquial da Gafanha da Encarnação pelos relevantes serviços prestados às crianças e famílias do Município de Ílhavo, ao longo dos seus 30 anos de atividade.
O Centro Social Paroquial da Gafanha da Encarnação foi implementado no âmbito da Igreja Católica, em 1987, por iniciativa das estruturas pastorais da Paróquia da Gafanha da Encarnação. Dado o contexto socioeconómico da comunidade, muitas são as famílias que ao longo dos anos beneficiaram do apoio social e da solidariedade prestado pelo Centro Social, particularmente as crianças que revelam necessidades específicas e por isso necessitam de uma atenção e cuidado particulares, por forma a assegurar um crescimento e desenvolvimento equilibrados.
» Medalha de Mérito Cultural em Prata
Ao Grupo de Teatro Ribalta pela forma com tem estimulado a Formação e a Cultura no Município de Ílhavo, ao longo de 25 anos de atividade.
Com raízes históricas que remontam à data de fundação da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, no século XIX, o Grupo de Teatro Ribalta iniciou a sua atividade de divulgação do teatro e de valorização cultural dos seus elementos em finais dos anos 80, tendo sido oficialmente considerado como uma Associação Cultural a 7 de maio de 1992, tendo como missão divulgar a cultura teatral junto da comunidade.
» Medalha do Concelho em Vermeil
Ao Novo Estrela da Gafanha da Encarnação (NEGE) pelos relevantes serviços prestados à comunidade, distinguindo assim o espírito de iniciativa, a resiliência e perseverança das diferentes Direções do Clube ao longo de 40 anos de existência.
Remontam a 1976 os primeiros passos da equipa desportiva amadora “Sport Clube Estrela”, que desenvolvia a sua atividade na extremidade nascente da Rua de Entrecampos, onde treinava e recebia as equipas adversárias em “jogos a tremoços”. Com a afirmação da equipa, foram criadas as condições para que, em 1977, se constituísse a Associação Desportiva e Cultural Novo Estrela da Gafanha da Encarnação – NEGE, com o propósito de fomentar o desenvolvimento da educação física e o desporto, promovendo a sua prática e expansão, especialmente entre os seus associados.