- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Exposição Meia Laranja visitada por dezoito utentes do Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré e do Lar de S. José
Exposição Meia Laranja visitada por dezoito utentes do Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré e do Lar de S. José
Duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, nomeadamente o Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré e o Lar de S. José visitaram, no passado dia 23 de novembro, a Exposição de Fotografia “Meia Laranja”, de Hermano Noronha, no Museu Marítimo de Ílhavo.
Esta visita, realizada no âmbito da atividade do Pelouro da Maior Idade, revelou-se uma experiência muito interativa, fruto do grande interesse manifestado e da densidade emotiva do conteúdo expositivo.
A sinopse da exposição é reveladora: quem conhece a Praia da Barra, em Ílhavo, e já percorreu o molhe da Meia Laranja ao vento agreste que ali faz, compreende bem a densidade cultural e a carga semiótica desta expressão. No imaginário local e de toda a região lagunar de Aveiro permanecem vivas e contundentes as imagens associadas ao lugar: os lugres bacalhoeiros, de pano aberto, saindo a barra, esguios e imponentes, e as mulheres dos seus tripulantes, correndo e acenando no paredão, em choros copiosos. Ílhavas, gafanhoas, murtoseiras, nazarenas, competindo na saudade, quais viúvas de vivos. No ansiado regresso, eram idênticas as reações e maior o drama.
Na sequência de trabalhos anteriores em que expressou a sua inquietação artística pelas meta-narrativas da sociedade portuguesa, Hermano Noronha voltou a puxar pelo fio da memória das guerras coloniais. A exposição “Meia Laranja” representa uma verdadeira visita à epopeia da pesca do bacalhau na sua íntima relação com a Guerra de África, sendo também um importante avivar das memórias do passado.