- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Exposição “Ílhavo, Terra Milenar” | Conhecemos o passado, preparamos o futuro
Exposição “Ílhavo, Terra Milenar” | Conhecemos o passado, preparamos o futuro
Vai ter lugar no próximo sábado, dia 15 de outubro, pelas 17h00, no Centro Cultural de Ílhavo, a inauguração da Exposição “Ílhavo, Terra Milenar”.
A Câmara Municipal de Ílhavo, através do Centro de Documentação e do CIEMar-Ílhavo, e com a colaboração de empresas, instituições, Professores de Universidades diversas e investigadores, tem vindo a desenvolver investigação de há dois anos e meio a esta parte precisamente para conhecer o passado, investigação essa que tem permitido desenvolver um potencial informativo sem precedentes no concelho, preparando assim a matéria-prima – “Informação Milenar”, potenciando estudos nunca antes desenvolvidos.
Neste ano de 2016, em que Ílhavo comemora os seus 720 anos de municipalidade, a Câmara Municipal decidiu investir na divulgação da informação que se encontra sistematizada, exibindo-a numa exposição que mostra, com orgulho, não só aos seus munícipes, mas também ao mundo, a sua longevidade, muito mais alargada do que se imagina, com a “Ílhavo, Terra Milenar”.
Embora de forma muito concentrada e resumida, esta exposição aborda questões, tais como a Etimologia, Geografia, Geologia, Biodiversidade, Demografia, Arqueologia, História e Património, fazendo a ponte para o Futuro do Município.
A descrição da informação dos arquivos do Centro de Documentação, a preparação da sua divulgação através de uma base-de-dados, o investimento na descrição dos livros notariais e paroquiais, a realização de prospeções arqueológicas, entre outros, são uma riqueza incalculável para afirmar cada vez mais o município como uma referência cultural.
O passado dá-nos acesso ao conhecimento sobre a nossa História e Identidade. Por conseguinte, fazer investigação é fundamental para melhor nos podermos definir, caracterizar, tornando-nos mais identitários, mais autênticos, investindo naquilo que temos de melhor, que nos distingue e torna únicos perante os demais.
Em suma, não se pretende esgotar tudo o que há por dizer sobre a nossa terra, pois a perfeição não existe, mas estimular, incentivar, motivar as pessoas, as associações públicas e privadas a fazê-lo, com orgulho e dedicação, são os objetivos da Câmara Municipal de Ílhavo.
A exposição estará patente até ao dia 17 de abril de 2017.