- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Exercício nacional “A TERRA TREME” chama a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo
Exercício nacional “A TERRA TREME” chama a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo
Vai ter lugar na próxima quinta-feira, dia 13 de outubro, às 10h13, o exercício nacional “A TERRA TREME”, no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala a 13 de outubro, e tem este ano como tema escolhido: Live to Tell”.
Esta iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e à qual a Câmara Municipal de Ílhavo se associa, com a duração de apenas 1 minuto, tem como objetivo chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, podendo, assim, salvar vidas.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal também é um território suscetível, com zonas particularmente sensíveis a este risco. Nós podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo: em casa, na escola, no trabalho ou mesmo de férias. Colocamos a pergunta – estamos preparados para enfrentar uma situação de sismo e recuperar dela rapidamente? Aproveite a ocasião para relembrar os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, a começar pela sua casa e a sua família.
No dia 13 de outubro, às 10h13, todas as pessoas, onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
1. Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
2. Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se, se possível, sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
3. Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
O exercício “A TERRA TREME” tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.
Para além da prática dos três gestos, no minuto definido para o exercício, “A TERRA TREME” procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela quarta vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.
Mais informação em aqui.