- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Estreia do teatro de comunidade “O Lugre”
Estreia do teatro de comunidade “O Lugre”
No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Museu Marítimo de Ílhavo estreia a peça de teatro “O Lugre”, resultado final de um projeto de teatro de comunidade, com encenação de Graeme Pulleyn e textos de Bernardo Santareno, escritor e antigo médico da frota bacalhoeira.
Em fevereiro, com o início dos ensaios, o projeto propôs aos participantes a exploração contemporânea do texto clássico de Bernardo Santareno. Jogos, exercícios e improvisações teatrais estão na base de uma interpretação coletiva desta narrativa do bacalhau e da pesca à linha.
No contexto único e inspirador do Museu Marítimo de Ílhavo, os espaços terão um papel fundamental no processo de trabalho e de descoberta de uma forma atual de apresentar esta emocionante peça de teatro nos dias de hoje.
As experiências vividaspor aqueles pescadores pertencem ao passado, mas as palavras de Santareno ainda têm muito para nos fazer refletir sobre o nosso presente e o nosso futuro.
Depois da estreia, a peça será reposta no dia seguinte, 19 de maio, às 21h30.
A entrada é limitada a 150 pessoas em ambas as sessões. Os bilhetes estão disponíveis no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André.
Este projeto de teatro comunitário integra-se no contexto da recente reedição da obra de Bernardo Santareno “Nos Mares do Fim do Mundo”, que deu azo também à exposição sobre este tema, patente no Museu Marítimo de Ílhavo.