- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Espaços Culturais e Lojas de Turismo Municipais (Públicos) - Atividade 2014
Espaços Culturais e Lojas de Turismo Municipais (Públicos) - Atividade 2014
A Câmara Municipal de Ílhavo tem, desde sempre, apostado na promoção da cultura e dos valores identitários do Município, remodelando os equipamentos e revalorizando recursos para dignificar os serviços públicos culturais que presta.
Reconhecimento desse forte investimento municipal é o resultado positivo da evolução da afluência de público aos equipamentos culturais e turísticos do Município, que demonstram a maturidade e a importância das ações que se desenvolvem nesses espaços, que atraíram públicos diversos, oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, não obstante o momento difícil que o país atravessa.
Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré
O ano 2014 voltou a revelar-se de intensa atividade nos Centros Culturais de Ílhavo e na Gafanha da Nazaré nas várias áreas de programação, como o Teatro, Música, Dança, Exposições, Residências Artísticas e Serviço Educativo e na participação e gestão ativa de iniciativas da Câmara Municipal de Ílhavo, das quais se destacam o Festival Rádio Faneca e Festival do Bacalhau.
Como resultado da extraordinária dinâmica de trabalho e da atitude demonstrada pela equipa, o ano de 2014 caracterizou-se por um conjunto de bons resultados: 231 ações realizadas, 49.739 visitantes, 66,22% de taxa média de ocupação e 98% de índice de satisfação.
No que diz respeito à afluência de público, ao considerar-se o total de ações de ambos os equipametos, registou-se um valor que se mantém acima da média do triénio 2011-2013, que é de 49.569.
Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André
O Museu Marítimo de Ílhavo fechou o ano de 2014 com um balanço muito positivo.
Contou com 66.500 visitantes, o segundo melhor registo da sua história. O Museu Marítimo confirmou-se, assim, como um dos museus municipais mais visitados do país e voltou a ser o Museu que atraiu mais público no distrito de Aveiro. A nível nacional, registou um número de visitantes muito superior à média dos museus nacionais, situando-se no segmento dos 10% das instituições museológicas que atraíram mais público no país.
Aberto ao público a 23 de agosto de 2001, apesar de algumas interrupções para manutenção, o Navio-Museu Santo André recebeu, até final do ano de 2014, 315.706 visitantes, dos quais 21.801 visitantes se reportam ao ano de 2014. Registou-se este ano, uma quebra de visitantes, justificada pelo encerramento do Navio-Museu, para obras de beneficiação que decorreram entre meados de maio e durante todo o mês de junho, reabrindo ao público a 1 de julho de 2014.
Biblioteca Municipal de Ílhavo e Pólos de Leitura
Ao longo do ano 2014, a Biblioteca Municipal de Ílhavo e os Pólos de Leituras registaram um total de 61.097 utilizadores a participar nos seus serviços e atividades propostas.
Registou-se ainda um crescente no número de utilizadores que procuram cada vez mais estes espaços para com os seus equipamentos informáticos (computadores ou tablets) acederem aos serviços de wireless, ao mesmo tempo que nele trabalham ou estudam, mais 605 novas utilizações comparativamente com o ano anterior.
Centro de Documentação de Ílhavo
O Centro de Documentação de Ílhavo registou no ano 2014 um total de 5.516 requisições de documentos, dos quais 4.107 foram pedidos internos e 1.409 foram pedidos externos. Quanto ao número de utilizadores, registaram-se 1.909 acessos aos balcões de atendimento no Docmar (CIEMar-Ílhavo) e na Câmara Municipal para acesso direto aos Serviços de Arquivo.
Embora não haja termo de comparação relativamente a anos anteriores por se tratar de um serviço recente, é visível a crescente procura de informação e dos serviços do CDI.
Lojas de Turismos de Ílhavo, Costa Nova e Barra
Relativamente aos públicos que visitam o Município e passam pelas Lojas de Turismo, importa referir que durante o ano foram atendidos 8.365 turistas (dos quais 61% na Costa Nova, 22% em Ílhavo e 17% na Barra), correspondendo a um aumento global de 20%, do número de atendimentos de 2013 nas lojas de turismo municipais – Ílhavo, Barra e Costa Nova.