- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Espaços Culturais e Lojas de Turismo Municipais – Balanço do 1.º semestre 2015
Espaços Culturais e Lojas de Turismo Municipais – Balanço do 1.º semestre 2015
O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório dos Espaços Culturais e Lojas de Turismo Municipais (Públicos) referente ao primeiro semestre deste ano.
A Câmara Municipal de Ílhavo tem, desde sempre, apostado na promoção da cultura e dos valores identitários do Município, remodelando os equipamentos e revalorizando recursos para dignificar os serviços públicos culturais que presta.
Reconhecimento desse forte investimento municipal é o resultado positivo da evolução da afluência de público, registando-se um índice ascendente no acesso e na procura aos equipamentos culturais e turísticos do Município, que têm mantido uma multiplicidade de dinâmicas e projetos que cativam diferentes públicos e servem os mais diversos interesses culturais.
Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré
O primeiro semestre voltou a revelar-se de intensa atividade nos Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré nas várias áreas de programação, como o Teatro, Música, Dança, Exposições, Residências Artísticas e Serviço Educativo e na participação e gestão ativa de iniciativas como o Festival Rádio Faneca.
Como resultado da extraordinária dinâmica de trabalho e da atitude demonstrada pela equipa, este primeiro semestre caracterizou-se por um conjunto de bons resultados: 116 ações realizadas, 32.696 visitantes e 75,63% de taxa média de ocupação.
Em termos de afluência, o número alcançado em 2015 manteve-se acima da média dos anos 2011 a 2015, que é de 28.727 pessoas.
Por espaço, entre 2014 e 2015, regista-se um aumento em ambos, no CCI de 15% e no CCGN de 11%.
Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André
Desde a reabertura ao público a 21 de outubro de 2001 e até ao final primeiro semestre do ano de 2015 visitaram o Museu 439.571 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e seniores, dos quais 23.110 visitantes apenas ao primeiro semestre de 2015.
Neste semestre verificou-se um ligeiro decréscimo, quando comparado com os períodos análogos de 2013 e 2014 devido a alguma instabilidade causada pelas obras de beneficiação a que o edifício foi sujeito até maio e consequente condicionamento de visitas, ao decréscimo de visitas escolares solicitadas, e também ao reflexo de estabilização de públicos, após o enorme aumento registado em 2013, fruto do efeito novidade e atratividade do Aquário de Bacalhaus, inaugurado a 13 de janeiro desse ano.
No que diz respeito ao Navio-Museu Santo André, aberto ao público a 23 de agosto de 2001 e, apesar de algumas interrupções para obras de beneficiação ou docagem, o Navio recebeu até final de junho do ano em curso 329.979 visitantes, dos quais 14.273 visitantes, se reportam a entradas registadas entre janeiro a junho de 2015.
Durante o período em análise, registou-se um maior número de visitantes, quando comparado com 2014. O Navio Museu “Santo André” continua a ser uma atração para públicos escolares e não escolares, que o visitam para experienciar de alguma forma a vida a bordo daquele que é o último arrastão clássico da pesca do bacalhau por redes de arrasto, continuando por isso a perpetuar a memória de tantos que nele trabalharam.
Biblioteca Municipal de Ílhavo e Pólos de Leitura
A Biblioteca Municipal de Ílhavo e os Pólos de Leitura registaram, de janeiro a junho, um total de 27.902 utilizadores a participar nos seus serviços e atividades propostas.
Registou-se ainda um número significativo de utilizadores que procuram cada vez mais estes espaços para, com os seus equipamentos informáticos (computadores ou tablets), acederem aos serviços de wireless, ao mesmo tempo que nele trabalham ou estudam. Salienta-se ainda, neste primeiro semestre de 2015, a nova atividade “Saberes com sabor…” que despertou o interesse de novos utilizadores e a sua participação nesta e noutras atividades promovidas pela Biblioteca Municipal.
Centro de Documentação de Ílhavo
O Centro de Documentação de Ílhavo registou neste primeiro semestre um total de 1.532 utilizadores e 1.457 requisições.
No âmbito do Serviço Educativo, foram implementadas as atividades “Viagem ao Scriptorium Medieval”, “Os Ílhavos na Grande Guerra” e a Comemoração Dia Internacional dos Arquivos que contaram com 747 visitantes.
Lojas de Turismos de Ílhavo, Costa Nova e Barra
Relativamente aos públicos que visitam o Município e passam pelas Lojas de Turismo, durante o primeiro semestre do ano, foram atendidos 2.592 turistas (dos quais 60% na Costa Nova, 22% em Ílhavo e 19% na Barra), valores de cerca de 22% superiores ao período homólogo de 2014.