- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Esclarecimento sobre a Vespa Asiática
Esclarecimento sobre a Vespa Asiática
Face às últimas notícias publicadas sobre a Vespa velutina, vulgo vespa asiática, que devido aos seus conteúdos, criaram alguma confusão e alarmismo desnecessário, a Câmara Municipal de Ílhavo entende que se devem prestar alguns esclarecimentos:
1. Não existe nenhuma situação grave de vespa asiática no nosso Município. Ao longo dos últimos dois anos, a presença desta espécie invasora tem sido controlada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Ílhavo, que atendeu diversos contactos de suspeita de vespa asiática, e apenas num, no passado mês de agosto, se confirmou essa suspeita, localizada em S. Salvador. O SMPC de Ílhavo, recorrendo a empresa especializada, procedeu à eliminação do referido ninho (de pequenas dimensões), com precauções especiais, cumprindo as diretrizes do “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”. A eliminação não controlada de ninhos de vespa asiática fomenta a propagação de novos ninhos, sendo contraproducente.
2. Na última semana foram feitos alguns avistamentos da vespa asiática por apicultores (um nas Ervosas e outro na Gafanha de Aquém), que viram as suas colmeias atacadas, mas não há confirmação da presença de ninhos de vespas. Nestes dois casos, foi fornecida informação aos apicultores para a colocação de armadilhas para as vespas, de modo a poderem proteger as suas abelhas. As vespas asiáticas são uma espécie invasora, alimentam-se de abelhas e outros insetos e constituem principalmente uma ameaça ambiental.
3. Estas vespas podem fazer os seus ninhos de pequena dimensão) em telheiros ou em buracos no chão. Os ninhos de grande dimensão localizam-se habitualmente em árvores com altura superior a 5 metros. Em caso de presença de ninho suspeito no Município de Ílhavo, deverá ser feito o contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ílhavo (234 329 605), solicitando-se, caso seja possível, o envio de fotografias do ninho e/ou das vespas. A confirmação da espécie de vespa deverá ser feita antes da destruição do ninho. Chamamos a atenção, que a eliminação de ninhos de vespa asiática é da única e exclusiva responsabilidade do SMPC- Serviço Municipal de Proteção Civil, que coordena a operação de exterminação.
5. Apesar do seu tamanho (2,5 cm) e das grandes dimensões que podem atingir os seus ninhos, a vespa asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia.
Para mais informações, contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil pelo n.º de telefone 234 329 605.