- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- “Dizer presente é a melhor forma de viver e conservar o Natal”
“Dizer presente é a melhor forma de viver e conservar o Natal”
Ontem de manhã, o Executivo da Câmara Municipal de Ílhavo, liderado por João Campolargo, em conjunto com 20 voluntários colaboradores da autarquia e os músicos Freddy Strings e João Fradinho, visitou a casa de 33 idosos que iam estar sozinhos na noite de Natal.
Ao todo 23 mulheres e 10 homens foram sinalizados por munícipes e IPSS, em contextos de ausência de família e de inexistência de retaguarda familiar.
Nesta visita que procurou, sobretudo, levar companhia, conforto e carinho, aos mais velhos, foi oferecido um cabaz de Natal, com bacalhau, bolo-rei, frutos secos e chocolates, e um manual de estimulação cognitiva com atividades que desafiam o raciocínio e a memória.
Estar presente junto de quem está sozinho foi o objetivo desta iniciativa integrada na campanha "Por um Natal Mais próximo", que envolveu, ao longo do mês, atividades de índole desportiva, conversas sobre o tema “Solidão em tempos de Festividade”, que procuraram dotar as pessoas mais velhas de ferramentas para mitigar os efeitos nefastos da solidão.
João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, destacou o simbolismo deste primeiro Natal como presidente da autarquia e do compromisso da sua governação focado nas pessoas.
Sublinhou também o “sinal positivo que representa o voluntariado de um conjunto de colaboradores da Câmara Municipal de Ílhavo que ofereceu a sua manhã de 24 de dezembro a favor de quem está sozinho. Dizer presente, dar o nosso tempo, é a melhor forma de viver e conservar o espírito de Natal”, concluiu.