- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Dia da Floresta Autóctone volta a ser assinalado no Município de Ílhavo
Dia da Floresta Autóctone volta a ser assinalado no Município de Ílhavo
A Câmara Municipal de Ílhavo volta a associar-se à Comemoração do Dia da Floresta Autóctone, na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, pelas 14h30, com a plantação de Medronheiros (Arbutus unedo) e Folhados (Viburnum tinus) na área verde dos corredores centrais da Via do Conhecimento.
Realizada no âmbito do projeto municipal “Woodwatch - De Olho na Floresta”, esta ação contará com a presença de alunos do Centro Escolar da Coutada, que ajudarão na plantação daquelas duas espécies arbustivas/arbóreas autóctones.
Dando expressão à Política Municipal de Defesa e Proteção da Floresta, o Woodwatch é uma iniciativa pioneira da Câmara Municipal de Ílhavo, que aposta na Comunidade Educativa como a principal alavanca para a sensibilização de toda a população na preocupação com o Ambiente, em especial com a Floresta e os seus recursos,
Dia da Floresta Autóctone
As florestas autóctones são áreas de árvores nativas ou indígenas, ou seja, originárias do próprio território onde habitam. O Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido para promover a importância da sua conservação, nomeadamente na conservação da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (ex.: dióxido de carbono), na proteção do solo e na manutenção do regime hídrico. Esta é a época do ano mais adaptada às condições climatéricas do nosso país para se proceder à sementeira ou à plantação de árvores.