- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Dia da Floresta Autóctone é assinalado amanhã no Pinhal da Murteira
Dia da Floresta Autóctone é assinalado amanhã no Pinhal da Murteira
A Câmara Municipal de Ílhavo volta a associar-se à comemoração do Dia da Floresta Autóctone no âmbito do projeto municipal “Woodwatch - de Olho na Floresta”, com a dinamização de uma atividade que terá lugar amanhã, no Pinhal da Murteira.
Cerca de 40 alunos da EB 2,3 da Gafanha da Nazaré vão participar, entre as 09h20 e as 12h00, no arranque de espécies invasoras, designadamente acácias, contribuindo também para a prevenção de incêndios florestais, e na plantação de árvores autóctones.
A 23 de novembro, celebra-se, em Portugal, o Dia da Floresta Autóctone, a floresta formada por árvores de espécies originárias do nosso território, como os carvalhos, os sobreiros, as azinheiras, os castanheiros, os medronheiros, os loureiros, os azevinhos, o pinheiro bravo, pinheiro manso, entre outras, e que estão adaptadas ao nosso clima.
As ameaças à floresta autóctone, e consequentemente à sua biodiversidade, devem-se, em parte, às invasões de espécies exóticas, pelo que uma boa gestão destes espaços é fundamental para manutenção dos índices de biodiversidade e do seu ecossistema.
O Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido para promover a importância da sua conservação, tem um papel fundamental na manutenção da biodiversidade, pois são um importante lugar de refúgio e reprodução de espécies animais autóctones como a águia-real, o javali, e integram a restante flora, fungos e outros organismos; sequestram o carbono da atmosfera, contribuindo como tampão às alterações climáticas; contribuem para proteção do solo e na manutenção do regime hídrico.
Esta atividade foi adiada para o dia de amanhã devido às condições climatéricas adversas que se fizeram sentir no passado dia 23.