- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- COVID-19: Linha de Apoio “Estamos Aqui” registou 327 contactos, no primeiro mês
COVID-19: Linha de Apoio “Estamos Aqui” registou 327 contactos, no primeiro mês
Implementada no dia 18 de março como resposta social no âmbito das medidas promovidas pela Câmara Municipal de Ílhavo e das restrições determinadas para o estado de emergência, a Linha de Apoio Covid-19 “Estamos Aqui” assinalou, no passado fim de semana, o primeiro mês de atividade com um registo de 327 contactos (média de cerca de 15 contactos diários), tendo sido prestado apoio e informação a 124 munícipes (37,7% dos contactos) aos quais acrescem 150 seniores (46%), também a 35 necessidades de natureza familiar (10,6%) e a 18 pessoas de outros municípios, entidades e empresas (5.7%).
Quanto à tipologia dos contactos efetuados, estes dividem-se por várias áreas e finalidades: Apoio a seniores em situação de isolamento (205), Apoio Social (31), Apoio na realização de compras (28), Apoio Psicológico (27), Apoio diversificado (15), Encaminhamento para estabelecimento de saúde (9), Apoio na Resolução de problemas concretos da vida diária (9), Esclarecimentos sobre a Pandemia Covid-19 (3).
Dos números apurados, ressalta que o trabalho da Linha de Apoio “Estamos Aqui” foi principalmente direcionado à comunidade sénior, quer aos idosos que integram os projetos da Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo, quer a outros idosos que contactaram a Linha, manifestando necessidades de ajuda face às transformações que a pandemia COVID-19 produziu nas suas rotinas, nomeadamente num agudizar das situações de isolamento pré-existentes. Para além dos contactos individualizados, tem havido também uma preocupação em produzir conteúdos (através do programa diário “Estamos Aqui”) e outras atividades (como os kits de informação e ocupação entregues ao domicílio) que permitem minimizar o isolamento social e apoiar na manutenção de rotinas diárias que sejam promotoras do seu bem-estar global.
A Linha “Estamos Aqui” conta com o apoio de 25 voluntários, maioritariamente alunos do curso de Psicogerontologia do ISCIA, que contactam os idosos, telefonicamente, uma a duas vezes por semana, criando e mantendo laços de proximidade através da estimulação da conversa, do lançamento de desafios e propostas de atividades e do alerta para a importância dos principais cuidados de saúde na prevenção ao COVID-19.
No que se refere ao apoio psicológico, os principais pedidos de ajuda têm como motivo o aumento das situações de ansiedade e as alterações de humor associadas ao isolamento, situação que tende a estar presente na vida de todas as pessoas, mas que afeta, de forma especial, todas aquelas que já possuíam quadro prévios de ansiedade ou de depressão. O apoio prestado revela-se importante para que as pessoas identifiquem momentos de crise e encontrem as forças e competências necessárias para os superar, bem como alertar as pessoas para a necessidade de manterem, dentro dos limites das restrições, a sua rede pessoal social, através do regular contacto com os seus familiares e amigos.
Do ponto de vista social, uma parte importante dos pedidos de apoio prendem-se com a necessidade de fazer face a dificuldades acrescidas na gestão da vida diária, que decorreram de uma alteração das condições económicas das famílias, estando a ser feito um encaminhamento das pessoas para o Fundo Municipal de Apoio às Famílias.
A Linha de Apoio tem, igualmente, dado uma resposta pronta à necessidade das pessoas, nomeadamente as mais idosas e em situação de especial vulnerabilidade, na realização de compras de bens essenciais e de medicamentos, serviço que conta com uma parceria estreita com o CASCI e com o Património dos Pobres.
Importa destacar que muitos dos pedidos de apoio solicitados implicarão, num futuro próximo, uma resposta a longo prazo, que será disponibilizada pelo Gabinete de Apoio à Família do Município de Ílhavo.