- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- COVID-19: Esclarecimento sobre processo de vacinação em Ílhavo
COVID-19: Esclarecimento sobre processo de vacinação em Ílhavo
A Câmara Municipal de Ílhavo tem recebido, nos últimos dias, queixas de alguns Munícipes sobre a forma como tem decorrido o processo de vacinação no Centro de Saúde de Ílhavo, nomeadamente quanto à logística e condições de acolhimento.
Sendo a Vacinação contra a COVID-19 um procedimento nacional e da inteira responsabilidade do Governo e do Ministério da Saúde, importa, no entanto, esclarecer alguns aspetos.
Desde o arranque massivo, nos primeiros meses deste ano, do processo de vacinação da população, a Câmara Municipal de Ílhavo apresentou à Entidade da Saúde, concretamente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, um conjunto de equipamentos municipais disponíveis para absorver o procedimento. Entre eles, destaca-se a Casa da Cultura de Ílhavo, onde, inclusive, chegou a ser efetuada uma reunião de trabalho entre a Autarquia, a Delegada de Saúde e outros técnicos de Saúde.
Para além da disponibilização de espaços municipais, a Câmara Municipal sempre se mostrou disponível para ser parceira ativa em toda a dinâmica e logística da Vacinação.
O ACES Baixo Vouga declinou o apoio da Câmara Municipal, argumentando que o Centro de Saúde de Ílhavo era suficiente e adequado, com todas as condições para dar resposta às necessidades locais do processo de vacinação, não sendo, por isso, necessário o recurso ao apoio da Autarquia.
Sem deixar de reconhecer o papel e o esforço dos profissionais de saúde que, desde março de 2020, combatem a pandemia, a Câmara Municipal de Ílhavo lamenta os incómodos e transtornos verificados no processo e mantém toda a sua disponibilidade para encontrar soluções que minimizem os constrangimentos indicados pelos cidadãos, e outros que possam surgir.