- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Concurso Ílhavo a Ler+ apurou os finalistas do Município de Ílhavo
Concurso Ílhavo a Ler+ apurou os finalistas do Município de Ílhavo
A Casa da Cultura de Ílhavo acolheu, no sábado passado, 17 de fevereiro, a 8.ª edição do Concurso Ílhavo a Ler+ para apuramento dos finalistas que irão representar o Município de Ílhavo no Concurso Nacional de Leitura.
Esta final da fase municipal do concurso nacional contou com a presença de 32 finalistas, escalonados em quatro grupos correspondendo aos vários patamares do Ensino, 1.º ciclo (4.º ano), 2.º ciclo (5.º e 6.º anos), 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º) e Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos), sendo que os 1.º e 2.º ciclos contaram com a presença de nove finalistas, o 3.º ciclo com oito e o secundário com seis alunos.
As provas orais de leitura incidiram sobre as seguintes obras: para o 1.º ciclo foi escolhida a obra "O rapaz que gostava de aves" (e de muitas outras coisas), de Isabel Minhós Martins; aos alunos do 2.º ciclo coube a interpretação da obra "O estranhão", de Álvaro Magalhães; os alunos do 3.º ciclo leram Filhos de Montepó, de António Mota; tendo sido selecionada para os alunos do secundário a obra Índice Médio de Felicidade de David Machado.
Promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo e desenvolvida pela sua Biblioteca Municipal integrando também as bibliotecas escolares, esta iniciativa de âmbito Cultural dirigida ao Ensino tem como principal objetivo reforçar o contacto e o gosto das crianças e dos jovens pela leitura e pelos livros.
Ideia que foi reforçada pelo Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo com o Pelouro da Educação e Formação, Tiago Lourenço, que destacou a «importância e o papel do Ílhavo a Ler+ como uma marca do nosso Município naquilo que tão bem se faz na promoção do livro e da leitura em todas as idades, numa articulação conjunta entre a nossa Biblioteca Municipal e as nossas Bibliotecas Escolares».
Esta importância da excelente relação e parceria estabelecida entre as estruturas da Câmara e as entidades presentes foi vincada nas palavras de abertura desta final municipal proferidas pelo Vereador da Autarquia ao saudar «os nossos jovens leitores, as suas famílias e os seus professores; os professores bibliotecários dos nossos Agrupamentos de Escolas e os respetivos Diretores Escolares; a Professsora Ana Margarida Ramos, representante da UA; a Dra. Inês Vila, responsável pela nossa Biblioteca Municipal; e o Coordenador Interconcelhio, Dr. José Saro, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares».
O júri constituído por Ana Margarida Ramos, professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Literatura da Universidade de Aveiro, José Saro do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e Inês Vila, responsável pela Biblioteca da Câmara Municipal de Ílhavo, após as diversas provas de leitura, escolheu para representar o Município de Ílhavo na final intermunicipal a realizar, em Águeda, a 19 de maio, onde estarão os finalistas dos 11 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, quatro finalistas do Ílhavo Ler+ 2018: Beatriz Gramata Ribau Amarante, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação - 1º ciclo; Henrique José Maio da Gama, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo – 2º ciclo; Luísa Rodrigues Vilarinho, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação – 3º ciclo; e, ainda, Maria do Rosário Oliveira Ferreira, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré - secundário.
Cada aluno vencedor na respetiva categoria recebeu, como prémio, um conjunto de livros e um tablet, uma opção inédita e inovadora do atual Executivo como forma de valorização desta iniciativa cultural.
Para além das referidas provas orais de leitura a final municipal Ílhavo Ler+ contou ainda com três especiais e particulares momentos culturais proporcionados pelos Estabelecimentos de Ensino do Município.
Os alunos do Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação apresentaram um Teatro de Marionetas intitulado "Corre, Corre, Cabacinha", uma adaptação do conto escrito por António Torrado.
Subiram, igualmente, ao palco, os alunos do 4.º ano da Escola Básica da Chousa Velha, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, que representaram a peça, também de António Torrado, “Vem aí o Zé das Moscas”.
O último momento artístico foi proporcionado pelo Clube Expressarte do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, intitulado “Direitos Humanos”.
A fase seguinte intermédia terá lugar em Águeda, no dia 19 de maio, onde serão escolhidos os representantes finalistas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) ao Concurso Nacional de Leitura que terá lugar no dia 10 de junho, em Lisboa.
Esta iniciativa é promovida pelo Plano Nacional de Leitura, do Ministério da Educação, articulada com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com as Câmaras Municipais e as Comunidades Intermunicipais; com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); com o Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP) que promove a versão internacional desta iniciativa; com a DGAE/ DSEEPE e com a RTP.