- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- CIEMar-Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo – 3.º aniversário
CIEMar-Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo – 3.º aniversário
O CIEMar-Ílhavo assinala o seu terceiro aniversário no próximo sábado, dia 28 de março, com um programa variado que, para além de marcar a data, pretende ainda retratar e divulgar a sua atividade.
Subunidade de investigação, documentação e empreendedorismo do Museu Marítimo de Ílhavo, o CIEMar-Ílhavo foi inaugurado em 2012. A sua missão foi planeada com a ambição de inovar, não sendo comum, na maioria dos museus, haver um centro de investigação aberto ao exterior e orientado para o empreendedorismo. De tudo isto se tem feito o CIEMar-Ílhavo, que hoje se constitui, reconhecidamente, como um espaço de cultura, investigação e inovação onde trabalham investigadores, arquivistas, cientistas e empresários. Uma diversidade que se completa para promover o desenvolvimento do Município de Ílhavo à sua própria maneira, partindo da memória cultural para a criação de valor.
O terceiro aniversário do CIEMar-Ílhavo assinala-se com a edição do segundo número do seu Boletim eletrónico, uma publicação onde se partilha investigação sobre os patrimónios do Museu e onde se divulgam as atividades que o CIEMar-Ílhavo promoverá ao longo do ano de 2015. Em destaque a apresentação (muito original) de um extraordinário livro: Mar, de Afonso Cruz (com a presença do escritor e artista).
O programa completa-se com a apresentação do projeto digital “Homens e Navios do Bacalhau”, a primeira etapa de construção de um portal sobre a memória da grande pesca, que conta com o apoio da Fundação Eng.º António Pascoal.
Igualmente imperdível será a exibição e debate do filme “Meu Pescador, Meu Velho”, de Amaya Sumpsi Langreo (vencedora do Prémio Octávio Lixa Filgueiras 2014), um documentário profundamente humano e arguto, apresentado no DocLisboa.
Programa:
28 de março | sábado
15h00
Showroom de empresas instaladas na Incubadora de Empresas e degustação de produtos do mar
17h00
Sessão comemorativa
» Lançamento do Boletim n.º 3 do CIEMar-Ílhavo (edição digital)
» Apresentação do projeto digital “Homens e Navios do Bacalhau”
Local: CIEMar-Ílhavo
17h45
Apresentação do livro “Mar”, de Afonso Cruz
18h30
Exibição do filme “Meu Pescador, Meu Velho”, de Amaya Sumpsi Langreo (vencedora do Prémio Octávio Lixa Filgueiras 2014)
Entrada gratuita • marcação prévia (234 329 990 | museuilhavo@cm-ilhavo.pt) | Limitado a 180 pessoas
Local: Museu Marítimo de Ílhavo
Mais informação aqui.