- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Caminho Marítimo de Santiago
Caminho Marítimo de Santiago
No próximo fim de semana, 4 e 5 de junho, o Município de Ílhavo é ponto de paragem privilegiado do Caminho Marítimo de Santiago, colocando assim o território num roteiro de turismo náutico e religioso promissor.
O Caminho Marítimo de Santiago pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Apóstolo Tiago desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza.
O Cruzeiro Inaugural teve início este sábado, dia 28, em Vila Real de Santo António e terminará no dia 13 de junho em Santiago de Compostela.
A chegada das embarcações à Ria de Aveiro está prevista para sábado, dia 4, a partir das 17h. A primeira a chegar será a Caravela Vera Cruz, que ficará ancorada no Porto Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré.
No domingo, dia 5, a Caravela Vera Cruz estará aberta a visitas.
Cerca de 11 embarcações serão acolhidas no Porto de Abrigo do Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré (junto à atual lota), em cais cedidos pelos utentes deste Porto de Abrigo do Porto de Aveiro do CNBB – Clube Náutico Boca da Barra, ainda em cais cedido pela Docapesca. As restantes 5 embarcações ficarão ancoradas no AVELA (antiga lota) e no cais ROM/Neptune, em Aveiro.
Com esta iniciativa, o Município de Ílhavo consolida a sua aposta na economia do mar, na valorização do seu património náutico e na promoção turística.
As embarcações vão percorrer 500 milhas e chegar a Santiago de Compostela no dia 13 de junho. Ao longo de 17 dias serão feitas 10 etapas com passagem por 9 portos portugueses e 3 na Galiza.
Esta é uma ação conjunta das Estações Náuticas da Ria de Aveiro, cuja coordenação é assegurada pelo Município de Ílhavo.