- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Câmara Municipal de Ílhavo esclarece população sobre Vespa Asiática
Câmara Municipal de Ílhavo esclarece população sobre Vespa Asiática
O aumento do número de ninhos de vespa velutina, comummente denominada Vespa Asiática, tem alarmado as populações, principalmente pelo desconhecimento dos procedimentos e cuidados a ter perante esta espécie de vespa, predadora da abelha europeia, já transformada em praga de contornos nacionais.
A erradicação da Vespa Asiática tornou-se praticamente impossível face ao volume significativo de comunidades destes insetos. A solução passa por mitigar o problema, identificando e destruindo os ninhos desta espécie invasora, enquanto não se descobrem outras alternativas que reduzam a sua população.
No Município de Ílhavo a vigilância da presença de Vespa Asiática é feita pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) desde meados de 2014, embora a primeira ocorrência se tenha verificado no início de agosto de 2016. A partir desta data e até ao final de setembro deste ano, foram detetados 233 ninhos de vespa asiática. Neste ano 2019, já foram eliminados 73 ninhos.
Importa referir que a eliminação de um ninho não é um processo imediato, sendo necessários 2 a 3 dias até o ninho ser considerado inativo. Esta intervenção consiste na injeção de inseticida apropriado que irá pulverizar o interior do ninho, matando todas as vespas que lá se encontrem e aguardando que as vespas que estão fora possam recolher ao ninho (as vespas não voam à noite), ficando contaminadas e acabando também por morrer.
Face a alguns comportamentos de risco por parte dos cidadãos, a Câmara Municipal de Ílhavo alerta para os principais cuidados a ter quando for avistado um ninho de Vespa Asiática.
Esta espécie, agressiva quando perturbada no seu ninho, só representa perigo para os humanos caso a pessoa picada seja alérgica ou se for picada por um grande número destas vespas (quando se tenta derrubar um ninho, por exemplo), já que a quantidade de veneno se torna letal. De resto, a diferença entre as picadas de outras vespas ou abelhas reside apenas na dor sentida. Assim, o primeiro conselho é para a marcação de consulta no Médico de Família para as pessoas que são alérgicas a picadas de abelhas ou vespas.
No Outono e Inverno é provável o aumento da identificação e localização de ninhos, já que os mesmos passam a estar mais visíveis a partir do solo, com a perda da ramagem no caso das árvores de folha caduca. Neste caso, a Câmara Municipal de Ílhavo apela para que as pessoas não façam qualquer tipo de intervenção, sendo que esta deverá ser realizada por equipas especializadas e com recursos adequados dado que uma destruição ineficaz potencializa o comportamento defensivo e agressivo da colónia.
Assim, quem identificar um ninho de Vespa Asiática deve contactar imediatamente o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ílhavo, através do 234 329 605 ou pelo e-mail ssht@cm-ilhavo.pt ou, em alternativa, a Junta de Freguesia mais próxima do local de deteção do ninho ou a GNR.