- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Câmara Municipal de Ílhavo e Oceanário de Lisboa de mãos dadas na formação para a Preservação dos Oceanos
Câmara Municipal de Ílhavo e Oceanário de Lisboa de mãos dadas na formação para a Preservação dos Oceanos
A Câmara Municipal de Ílhavo e o Oceanário de Lisboa vão promover nos Agrupamentos de Escola da Gafanha da Nazaré (1 e 2 de março) e da Gafanha da Encarnação (5 a 9 de março) ações de formação sobre Plasticologia Marinha, no âmbito da Preservação dos Oceanos.
Este projeto ambiental, alicerçado na visita às escolas de técnicos formadores do Oceanário de Lisboa – Fundação Oceano Azul, tem como principal objetivo sensibilizar e educar a população escolar para a problemática do plástico nos oceanos.
Ao longo de cerca de 120 minutos, Alunos e Professores vão poder ouvir falar sobre os oceanos, a sua importância e de como devemos evitar que os resíduos que produzimos sejam lançados ao mar, levando a que os animais marinhos confundam este lixo ambiental com alimento e, desta forma, dando origem a que o plástico entre nas nossas cadeias alimentares. Serão mais de 2000 alunos envolvidos nesta parceria educacional com uma entidade de referência nacional nesta matéria, como é o Oceanário de Lisboa, dentro da missão da Fundação Oceano Azul (Educação e Literacia, Conservação e Capacitação).
Esta ação ganha o enquadramento do projeto Coastwatch Europe que a Câmara Municipal preconiza há 16 anos consecutivos, em parceria com a ONGA GEOTA, desenvolvendo-o com uma abrangência muito mais expressiva (merecendo mesmo a dinamização de um Seminário à escala local - em 2018 será já o 14.º).
Este projeto ambiental envolve, anualmente, cerca de 400 alunos, tendo, na sua edição 2018 ganho o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Sr. Presidente da República.
A Câmara Municipal de Ílhavo foi um dos Municípios Nacionais que, em 2016, assinou a Carta Compromisso de Redução do Lixo Marinho, assumindo de forma clara os objetivos nela preconizados e desejando assim contribuir com todos os métodos e tecnologias que dispõe para o alcance daquele desígnio mundial, e também como forma de vincar e centrar as suas políticas e preocupações municipais na Educação pela Literacia Azul.