- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Câmara Municipal celebra Dia Internacional da Proteção Civil com programa mensal
Câmara Municipal celebra Dia Internacional da Proteção Civil com programa mensal
No dia 1 de março assinala-se o Dia Internacional da Proteção Civil, este ano com o tema “Civil Defence and First Aider in every Home” (“Proteção Civil e Socorro em cada Lar”), sublinhando a importância que um cidadão bem preparado desempenha em caso de emergência ou ocorrência de catástrofe, destacando o papel ativo que pode e deve ter na sua proteção e na segurança coletiva.
No Município de Ílhavo, à semelhança de anos anteriores, a comemoração deste dia estender-se-á durante o mês de março através da realização de várias ações de sensibilização e formação à população.
A primeira ação terá lugar na Biblioteca Municipal de Ílhavo, no dia 6 de março, pelas 18h00, e será direcionada à população em geral na qual se abordarão os procedimentos a ter no combate à praga - Vespa Velutina, vulgarmente apelidada de vespa asiática.
No âmbito do programa “Queima Segura”, entre os dias 9 e 13 de março decorrerão ações de demonstração de queimas em segurança. Estas ações, que contam com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, decorrerão na Gafanha do Carmo e nos Moitinhos.
Acreditando que a Prevenção e a Cultura de Segurança se deve iniciar com os Cidadãos mais novos, estimulando a participação da comunidade escolar e partilhando a ideia de que Todos Somos Proteção Civil, irão realizar-se, entre os dias 16 e 20 de março, exercícios de evacuação em Escolas do 1.º ciclo do Município.
Entre os dias 23 e 27, na Casa da Cultura de Ílhavo, será promovida uma ação de formação dirigida a estudantes do 10.º ano, tendo como tema a Segurança em Casa e Edifícios Públicos.
Ainda durante o mês será realizado um Simulacro | Exercício LIVEX, que terá como principal objetivo testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Ílhavo.
Com estas iniciativas, a Câmara Municipal de Ílhavo, e com a colaboração dos agentes de proteção civil, pretende envolver os cidadãos no conhecimento dos riscos e promover sempre uma cultura de prevenção para uma sociedade mais segura.