- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Câmara Municipal celebra, com a Freguesia da Gafanha da Nazaré, o 20.º aniversário de Elevação a Cidade
Câmara Municipal celebra, com a Freguesia da Gafanha da Nazaré, o 20.º aniversário de Elevação a Cidade
A Câmara Municipal de Ílhavo e a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré assinalaram, hoje, de forma simples mas simbólica, o 20.º aniversário da Elevação a Cidade, data histórica e importante - 19 de abril de 2001 - que espelha o dinamismo, a relevância e o empenho das Autarquias Locais, Associações, Empresas e, principalmente, dos Cidadãos na construção de uma comunidade desenvolvida e coesa.
São duas décadas de dinâmicas e progressos que alteraram substancialmente a Freguesia, sendo fácil recorrer à memória coletiva para se perceber o que era a Gafanha da Nazaré há cerca de 20 anos e o que é hoje, não sendo necessário ir mais longe: no âmbito das infraestruturas básicas foi garantida a cobertura total da rede de saneamento na freguesia; a Cidade ganhou um importante polo cultural com a construção da Fábrica das Ideias e a sua envolvente; o parque escolar, nomeadamente as escolas do Ensino Básico e Pré-escolar da Cambeia, da Cale da Vila, da Chave, da Praia da Barra e da Marinha Velha, foi todo reabilitado; a requalificação urbana e a mobilidade mereceram, e continuam a merecer, uma especial atenção e preocupação espelhados, por exemplo, na construção do Nó de Acesso às Praias, nos arruamentos envolventes à Escola da Barra e na requalificação da Rua Comendador Egas Salgueiro.
A sessão comemorativa desta importante data, no dia do 20.º aniversário, serviu para reforçar e enaltecer este desenvolvimento e dinamismo que marcam á história cultural, social e económica da Gafanha da Nazaré nas duas últimas décadas.
Após o hastear das bandeiras, foi inaugurado o triplico comemorativo do 20.º aniversário da Elevação da Gafanha da Nazaré a Cidade que retrata a história da Freguesia, expressa no papel que as mulheres desempenharam, na família, na comunidade e na economia, durante o auge da Faina Maior, na identidade espelhada na referência à Pesca do Bacalhau no Mar do Norte e no património retratado na Guarita do Jardim Oudinot. Todo este conjunto comporta ainda, de forma simbólica, a importância de todo o processo de Elevação da Gafanha da Nazaré a Cidade, promovido em 2001, pela relevância que teve na firmação da Freguesia no território, no reconhecimento do dinamismo das suas gentes e do desenvolvimento da comunidade.
O aniversário contou, ainda, com dois momentos muito particulares que espelham a dinâmica e o progresso da Freguesia e do trabalho conjunto que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia têm desenvolvido de forma intensa e permanente, contando com as boas práticas do que é a mais valia de uma relação estreita e transparente entre o sector público e o sector privado, neste particular com empresas da Freguesia.
Primeiro, teve lugar a inauguração do corredor ciclável da cintura urbana da Gafanha da Nazaré (Bresfor – Ponte da Barra), construído no âmbito do PAMUS, num investimento que rondou os 350 mil euros, permitindo potenciar a mobilidade, a acessibilidade e o bem-estar, prolongando infraestruturas já existentes na Freguesia ligando-as a importantes e diversificadas áreas, como polos industriais (Porto de Aveiro, Docapesca, Ecomare) e zonas de lazer como o Jardim Oudinot e as Praias da Barra e da Costa Nova. Por outro lado, os cerca de 4 quilómetros de pista ciclável comportam um importante projeto, desenvolvido pela Autarquia, de requalificação de um espaço público que se encontrava devoluto e degradado, integrando, ao longo de todo o corredor, diversos painéis e edificado que retratam, ao longo de toda o património, a identidade e a história coletiva da Gafanha da Nazaré e da Pesca do Bacalhau, onde se incluem, também, as pinturas da autoria do artista plástico António Conceição, promovidas pelo empresário Leonardo Aires.
As comemorações terminaram com a inauguração oficial da 1.ª e 2.ª fases da Requalificação da Av. Fernão de Magalhães, na Praia da Barra. Este projeto, de capital importância para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para o desenvolvimento do comércio local e para a melhoria do espaço público, numa das mais importantes artérias da Barra, contou com um investimento superior a 850 mil euros e com uma parceria entre a Administração Local e o Sector Empresarial Privado.
Se este passado recente tem permitido consolidar o crescimento da Freguesia, o futuro próximo projeta uma Gafanha da Nazaré ainda mais dinâmica, progressiva e confiante.
Espelho desta realidade é a requalificação do Largo do Cruzeiro e da zona envolvente ao Bairro do Bebedouro, bem como a construção dos passeios na Rua São Francisco Xavier, a projeção de novas estruturas de mobilidade suave de ligação a outras freguesias, a reabilitação estrutural e museológica do Navio-Museu Santo André e a respetiva área de Receção ou a construção da marginal à Av. dos Bacalhoeiros, da responsabilidade do Porto de Aveiro, com a parceria da Câmara Municipal de Ílhavo, entre outros.
Uma nota final de Parabéns a toda a comunidade da Cidade da Gafanha da Nazaré, com os votos acrescidos de solidariedade e coragem no sentido de se vencer, de forma responsável e coletiva, esta fase difícil e complicada que se vive, com a esperança acrescida que brevemente será possível o regresso à normalidade que permita a retoma no projeto de Construção do Futuro.