- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Câmara Municipal assinala o Dia Mundial da Criança com desafios na área da Ciência
Câmara Municipal assinala o Dia Mundial da Criança com desafios na área da Ciência
Apesar das limitações nas celebrações e na execução das habituais ofertas lúdicas aos mais pequenos, das contenções nas brincadeiras, nos jogos e nas correrias, a Câmara Municipal de Ílhavo não quis deixar de assinalar o Dia Mundial da Criança.
O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, acompanhado do Vereador do Pelouro da Educação, Tiago Lourenço, deslocaram-se a três escolas, representando cada um dos Agrupamentos de Escola do Município, para, em conjunto com as crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, reforçarem a importância dos Direitos das Crianças, do seu papel e do seu futuro na sociedade.
Na visita às escolas e às respetivas turmas, a mensagem transmitida pelo Presidente da Câmara foi de esperança num rápido, mas consistente, regresso à normalidade para que as crianças possam voltar a “ser criança”, voltar a brincar e a jogar sem restrições, e para que não voltem a ser perturbados os seus normais percursos de aprendizagem e de desenvolvimento. Deixando votos que o dia 1 de junho de 2022 seja um redobrado dia de Festa.
A vertente da ciência, enquadrada com os artigos 2.º e 7.º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, que promovem o desenvolvimento integral e o direito à educação e formação das crianças, foi o mote escolhido para ações a concretizar no mês de junho, reforçando a opção política da Autarquia na promoção da ciência e da tecnologia.
Assim, a Câmara Municipal associou os festejos do Dia Mundial da Criança à promoção da ciência e ofereceu, a todas as crianças do ensino Pré-escolar (público e privado) e do 1.º Ciclo, uma lembrança que se consubstanciou em duas vertentes: por um lado, a vertente desportiva com um jogo a ser realizado a pares ou uma corda de saltar e, por outro, um desafio criado pelo Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo, para que possam aprender brincando. A estas, juntou-se ainda a oferta ao pré-escolar de um papagaio para pintar e voar livremente e, ao 1.º ciclo, um jogo de habilidade.
No âmbito da promoção da ciência e do conhecimento, o dia 1 de junho ficou também marcado pelo arranque do projeto “O nosso vizinho marciano”, da responsabilidade do investigador da Universidade de Aveiro, José Matos. Dirigido aos alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o projeto pretende desmistificar as antigas crenças que o planeta Marte era habitado por marcianos que tinham construído uma extensa rede de canais na superfície do planeta. Hoje vemos que é um mundo frio e seco com uma paisagem marcada por desfiladeiros profundos e vulcões gigantes e que, mesmo assim, é o planeta mais parecido com o nosso.
A estratégia municipal de aproximar, desde cedo, a ciência, a robótica e a tecnologia aos mais novos, familiarizando-os com as suas dinâmicas e linguagem tem colhido franca adesão fazendo por isso, todo o sentido, explorar as suas potencialidades mesmo nos dias comemorativos.