- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Biblioteca Municipal de Ílhavo celebra o seu 13.º aniversário
Biblioteca Municipal de Ílhavo celebra o seu 13.º aniversário
Inaugurada a 11 de setembro de 2005, a Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) celebra o seu 13.º aniversário sustentado numa forte atividade programática e regular, numa projeção muito significativa que transporta este equipamento e serviço da Câmara Municipal para além fronteiras concelhias e nacionais, bem como num expressivo impacto junto dos cidadãos (sejam eles munícipes de Ílhavo ou de outros municípios).
Os números são reveladores do trabalho desenvolvido e da importância cultural da BMI, neste primeiro semestre de 2018: 14.500 utilizadores registados (mais 261 em relação a 2017); cerca de 29.300 consultas, leituras, empréstimos e requisições de livros e/ou documentos na BMI e nos respetivos Pólos de Leitura da Gafanha da Nazaré e na Gafanha do Carmo; mais de 13.000 atendimentos e visitas; e 17.251 presenças nas várias ações do Serviço Educativo ou nas diversas atividades, como por exemplo os ciclos do MakerSpace.
Com o claro propósito de proporcionar mais e melhores leituras, através de um maior acesso ao livro, desde a primeira infância até à idade adulta, promovendo também uma forma mais eficaz de contacto com a leitura, a Biblioteca Municipal de Ílhavo assume um Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e coordena a Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI).
Além disso, a Câmara Municipal de Ílhavo assume igualmente, através desta sua Biblioteca Municipal, uma presença ativa na vida cultural do Município, tornando-se num elemento dinamizador de cultura. Neste sentido, têm sido disponibilizados e promovidos um conjunto muito relevante de atividades multidisciplinares de animação e divulgação cultural, nomeadamente, exposições, feiras do livro, conferências, colóquios, ações de formação, sessões de poesia, encontros com escritores e outras iniciativas que têm sobretudo como mote a promoção do livro e da leitura e que resultaram, no âmbito da Rede Portuguesa de Bibliotecas Públicas, na atribuição do Prémio de Boas Práticas e no convite à Bibliotecária responsável pela BMI para representar Portugal na Feira Internacional do Livro de 2018 que irá decorrer em Gualadajara-México, em dezembro.
Destas, podemos destacar: desde 2009, o “Clube de Leitura para Pais e Filhos”, proporcionando um ambiente favorável à leitura em contexto familiar; dirigido a famílias com crianças dos 3 aos 7 anos, “Crescer a Ler” promove o livro como objeto de prazer desde a primeira infância, fomentando a leitura no meio familiar e transformando a biblioteca pública num espaço de crescimento onde se desfrutam livros e estreitam vínculos afetivos; o projeto iniciado em outubro de 2011, vencedor do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, "Ao som das histórias" promove semanalmente o livro e a leitura através da emissão de um programa radiofónico na Rádio Terra Nova, cumprindo uma das missões veiculadas no Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas; as Atividades de Promoção do Livro e da Leitura são espaços privilegiados de promoção do livro e da leitura, geradores de conhecimento, lazer e cultura, com o desenrolar das ações regulares como a “Bebeteca”, a “Hora do Conto”, o “Teatro de Fantoches”, o “Ateliê de Expressões”, a “Comunidade de Leitores”, o “Saberes com Sabor” ou os “Encontros com Autores”.
Merecedor de nota especial, a Biblioteca Municipal de Ílhavo inaugurou no dia 17 de novembro de 2017 um espaço inédito e inovador na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas: o "Makerspace BMI - Juntos Fazemos!", que tem como objetivo afirmar a Biblioteca também como um centro de formação não formal e de aprendizagem, capaz de fomentar a criatividade e inovação dos seus utilizadores. Com um espaço físico próprio, o "Makerspace BMI - Juntos Fazemos!" disponibiliza serviços vocacionados para a criatividade e a experimentação, transformando a BMI num espaço onde se trabalha junto a outros, onde se experimenta, joga e aprende. O MakerSpace alcançou já um interessante número de cerca de 400 utilizadores em 2018.
Desde a sua inauguração, em 2005, a Biblioteca Municipal de Ílhavo desenvolve múltiplos projetos e atividades com o objetivo de se transformar num equipamento de referência e excelência no Município e na política cultural da Câmara Municipal, relevando igualmente o seu contexto da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Instalada no que restava de um nobre solar do Solar do Século XVII, a BMI pretende ser uma Biblioteca atual, uma Biblioteca do século XXI, com uma intervenção ativa na comunidade e contribuindo para uma sociedade mais consciente e informada.
A reabilitação e recuperação do edifício (antigo solar) onde a Biblioteca está instalada resultou num design arquitetónico reconhecido a nível internacional com o Prémio Internacional de Arquitetura do Museu de Design de Chicago – Chicago Athenaeum, e integra o roteiro "Portugal Contemporâneo" do Turismo de Portugal IP.
Programa - 13.º Aniversário da BMI
07 a 27 de setembro
Feira do Livro
A Feira do Livro está de volta. Oportunidade para comprar livros e rechear a biblioteca individual com aquele livro tão especial ou simplesmente para oferecer a alguém.
As oportunidades únicas são quase infinitas!
08 DE SETEMBRO A 08 DE DEZEMBRO
“ATLAS DAS VIAGENS E DOS EXPLORADORES”, Exposição de originais de Bernardo P. Carvalho
Nesta exposição de originais será possível contactar com as matrizes de linóleo e as respetivas gravuras, bem como ilustrações em tinta de esmalte e acrílico, para além dos cadernos de esboços do ilustrador.
Visitas guiadas com marcação prévia obrigatória.
08 setembro - sábado
10:30 horas - Bebeteca
“QUE HISTÓRIAS CONTA A LUA?”, pelas contadoras O Som do Algodão
São histórias de gente e de bichos, músicas e poemas que se prolongam no anoitecer lento. Para bebés, crianças e famílias!
16:30 horas - Hora do Conto e Ateliê
Histórias ilustradas pelo Bernardo P. Carvalho e contadas aos mais novos
11 setembro - terça-feira
Parabéns BMI!
Neste dia a BMI está de Parabéns e por isso convida todos para comer uma fatia de bolo entre livros e leituras.
22 setembro - sábado – 10:00 horas
Workshop de Costura: Entre pontos e contos, por Cláudia Pinheiro
A partir da lengalenga “A minha galinha”, de Manuela Castro Neves, os participantes terão a oportunidade de elaborar uma pequena manta narrativa.
Atividade dirigida a adultos e famílias com crianças a partir dos 5 anos. Inscrição prévia obrigatória.