- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Aviso: Condições Meteorológicas Adversas - Agravamento do estado alerta AMARELO
Aviso: Condições Meteorológicas Adversas - Agravamento do estado alerta AMARELO
Face ao aumento das temperaturas para nossa região durante os próximos dias e o agravamento do Perigo de Incêndio Rural para muito elevado a máximo na generalidade do território, por indicação do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro através do seu Comunicado Técnico-Operacional N.º 58/2023 – Condições Meteorológicas Adversas, o nosso município encontra-se em Alerta Amarelo na sequência do Agravamento do Estado de Alerta Especial para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se para os próximos dias, a persistência de tempo quente e seco:
- Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30% com fraca recuperação noturna (<45%) na generalidade do território.
- Vento em geral fraco 20 km/h do quadrante leste, atingindo 45 km/h nas terras altas, em especial nas regiões Centro e Sul. Amanhã, dia 07, aumento da intensidade do vento, especialmente no Algarve, com rajadas até 60 km/h nas serras algarvias;
- Subida da temperatura máxima com particular incidência para as Regiões Centro, LVT e Alentejo, podendo registar-se temperaturas máximas de 38º e mínimas de 25º.
Face ao exposto, o Município de Ílhavo, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, informa que foi determinada a Declaração da Situação de Alerta até às 23h59 do dia 9 de outubro e o agravamento do Estado de Alerta Especial em nível AMARELO do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, para a Região de Aveiro.
Assim, é necessário adotar medidas preventivas face ao risco de incêndio sendo que de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido:
- Realização de queimas, queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
- Lançamento de fogo;
- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Quando o calor é muito, um banho de mar ou piscina pode ser reconfortante sendo por vezes a melhor opção para combater o calor. Mas a água, tal como o sol, pode representar alguns perigos e é necessário que esteja atento e tenha em consideração os seguintes pressupostos:
- O mar pode ser um inimigo, mesmo parecendo calmo e sem perigos, pode ter correntes ou remoinhos, que não são visíveis, não vire as costas ao mar e mantenha a supervisão das suas crianças;
- Selecionar um local na praia junto a um ponto de referência de fácil identificação, vestir a criança com roupa de cor chamativa. Assim será mais fácil identificá-la ao longe, mesmo em zonas mais frequentadas;
- Evite entrar na água repentinamente se ela estiver muito fria, o choque térmico pode ser fatal, provocando paragem de digestão, desmaios ou até mesmo, paragem cardíaca;
- Tenha sempre em atenção as horas a que a sua família termina a refeição e respeite o intervalo para a digestão, que é entre 2 horas e meia a 3 horas, quer seja uma refeição leve ou mais pesada.
"Não dê férias à segurança”
Aviso à População _ Agravamento Do Perigo De Incêndio _ Medidas Preventivas