- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Assegurada execução do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nos equipamentos desportivos municipais
Assegurada execução do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nos equipamentos desportivos municipais
A Câmara Municipal de Ílhavo tem desenvolvido, desde julho, as condições necessárias para a implementação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num investimento de 20.282,70 euros.
Com a implementação deste Programa de suporte básico de vida, a Câmara Municipal, por clara opção política na promoção do bem-estar, na melhoria das condições da atividade física e da prática desportiva e na preservação da saúde dos seus cidadãos, pretende que Ílhavo seja reconhecido como um Município Seguro SBV-DAE. O programa será implementado através da execução de um plano intenso de ações de formação (72 operacionais entre professores, treinadores, coordenadores desportivos e assistentes operacionais escolares) e da instalação de 10 desfibrilhadores nos equipamentos desportivos municipais, utilizados pelos Agrupamentos de Escola do Município e pelos Clubes/Associações, já a partir do próximo mês de setembro. Desta forma, serão asseguradas novas circunstâncias que permitam e complementem um arranque do próximo ano letivo em melhores condições, bem como a retoma das atividades desportivas e competitivas dos Clubes e Associações em maior segurança.
A formação, que será ministrada pelo INEM, permitirá dotar os operacionais de competências para reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, responder em caso de emergência, ganhar tempo para a vítima (SBV até que chegue o DEA), assistir o doente e perceber a necessidade da utilização do DEA, entre outros contextos de emergência.
No passado dia 28 de julho, a Câmara Municipal de Ílhavo promoveu, no Museu Marítimo, uma reunião de trabalho coordenada pelo Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal, Tiago Lourenço, que contou com a participação do INEM, Enfa. Ana Paula Rocha, do Comandante-Adjunto dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Paulo Sousa, e dos representantes das direções dos Agrupamentos de Escolas e dos Clubes e Associações do Município, onde foram apresentados os objetivos e as linhas de orientação do Programa DAE.
A título informativo, por ano, na Europa morrem mais de 700 mil adultos vítimas de doença cardiovascular, fazendo desta a primeira causa de morte no mundo Ocidental. Pelo menos 40% morrem de morte súbita cardíaca antes mesmo de chegarem ao hospital. A morte súbita cardíaca atinge pessoas de todas as idades e condições físicas, por norma, sem aviso. Muitas destas vidas podem ser salvas se as testemunhas do evento ligarem o 112 e iniciarem de imediato o suporte básico de vida (SBV) e, se devidamente formados/treinados, providenciarem a desfibrilhação em minutos.
Em locais onde existe o programa DAE, e quando aplicado nos 3 minutos após o colapso, a taxa de sobrevivência é superior a 74%. Por outro lado, nos restantes locais apenas 5% destas vítimas sobrevivem. Por cada minuto que passa sem manobra de SBV e desfibrilhação a hipótese de sobrevivência diminui 7 a 10%.
Instalações desportivas do Município de Ílhavo a dotar com DAE:
- Pavilhão da Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo (Escola e Illiabum Clube)
- Pavilhão da Escola Básica Ferreira Pinto Basto (Escola, Illiabum Clube, A.C.D. Os Ílhavos e Escola Municipal de Ténis)
- Pavilhão da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Escola, GDG Futsal, Karaté CEDEV, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e Pestinhas)
- Pavilhão E.B. da Gafanha da Nazaré (Escola e GDG Basquetebol)
- Pavilhão Gafanha da Encarnação (Escola e Ílhavo Andebol Clube)
- Pavilhão Capitão Adriano Nordeste (Illiabum Clube)
- Pavilhão Gafanha do Carmo (Beira Ria; GDG Futsal; CPGN)
- Campo Municipal da Vista Alegre
- Piscina da Gafanha da Nazaré (CAPGE; CMI)
- Piscina de Ílhavo (CMI)