- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Aprovado o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo com o Grupo Desportivo da Gafanha
Aprovado o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo com o Grupo Desportivo da Gafanha
Ultrapassada a fase do processo eleitoral para os novos órgãos sociais do clube, foi possível reunir as condições para a aprovação do compromisso plurianual entre o Município de Ílhavo e o Grupo Desportivo da Gafanha (GDG), no valor global de 109.000 euros, sendo que já tinham sido efetuados dois adiantamentos por conta do presente protocolo, no valor total de 38.000 euros.
A Câmara Municipal encontra nas Associações do seu município parceiros de inegável valor estratégico para a promoção de valores de cidadania ativa e de uma vida saudável, mobilizando milhares de crianças e jovens para a prática desportiva e participação cívica. É, neste contexto, que a Autarquia reconhece as dificuldades com que as associações se deparam na prossecução desse objetivo, mantendo o empenho permanente no apoio às suas atividades, quer pela disponibilização de infraestruturas e equipamentos desportivos, quer através da atribuição de comparticipações financeiras, como a aprovação deste Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo com o GDG.
O clube, fundado em 1 de agosto de 1957, representa uma das maiores Associações do Município com um significativo número de jovens atletas (cerca de 650) a participar em competições desportivas regionais e nacionais, sendo a formação em Futebol e Basquetebol os seus maiores sucessos e motivo de grande orgulho.
Com este protocolo, a Autarquia contribui, de forma significativa, para que o GDG possa manter a sua atividade nas diferentes modalidades e possa, igualmente, promover o seu projeto desportivo através da organização e participação nas provas de âmbito regional e nacional.
Esta estreita relação com as Associações e os Clubes enquadra-se na definição estratégica da Câmara Municipal de Ílhavo para a promoção da prática e cultura desportiva, por forma a satisfazer os imperativos de bem-estar físico e social da sua população, sendo que o desporto constitui também uma componente indispensável na educação e formação dos jovens.