- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Ampliação da empresa Ria Stone – Reconhecimento de Interesse Público Municipal
Ampliação da empresa Ria Stone – Reconhecimento de Interesse Público Municipal
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Reconhecimento de Interesse Público Municipal da Ampliação da empresa Ria Stone.
A Ria Stone - Fábrica de Louça de Mesa em Grés, S. A., empresa do Grupo Vista Alegre Atlantis, participada na totalidade pela Vista Alegre Atlantis SGPS, S. A., foi constituída em junho de 2012, na Zona Industrial da Mota (ZIM).
Inaugurada em 2014, tendo em vista a produção de artigos em grés para uso doméstico, a RiaStone foi fruto de um investimento de 25 milhões de euros, resultando em mais de 150 novos postos de trabalho criados na Região de Aveiro.
A criação desta empresa resultou de um processo de seleção da empresa sueca IKEA, sendo fornecedora de peças em grés de diversas cores e tamanhos, num total de 40 referências, representando uma produção de 30 milhões de peças por ano.
O projeto está orientado para a exportação, representando as vendas no mercado externo cerca de 85% a 90% da faturação da empresa, contribuindo, desta forma, para o aumento das exportações nacionais de bens ou serviços com alta intensidade tecnológica, que entre 2014 e 2021 se prevê possa representar cerca de 110 milhões de euros de valor acumulado.
Com o processo de Ampliação, a Ria Stone pretende: aumentar a sua capacidade produtiva em mais de 18 milhões de peças/ano (60% da capacidade atualmente instalada), atingir o volume de negócios em 2021 de 25 milhões de euros, aumentar a eficiência energética em 10%, ampliar as suas instalações numa parcela de 20.000 m2 para edificar uma área de aproximadamente 9.000 m2, realizar um investimento de cerca de 15 milhões de euros e criar cerce de 70 novos postos de trabalho.
O Reconhecimento de Interesse Municipal da proposta de Ampliação da Ria Stone, fundamentado na importância local, regional e nacional da referida fábrica, com o devido enquadramento previsto no DL n.º 165/2014 de 5 de novembro, alterado pela Lei n.º 21/2016 de 19 de julho, representa mais um passo na concretização deste importante investimento, promotor de desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial no Município de Ílhavo e na Região de Aveiro.
A proposta segue agora para votação final pela Assembleia Municipal de Ílhavo.
Foto: José Alfredo (Visabeira)