- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Alienação da participação do Município de Ílhavo na ERSUC
Alienação da participação do Município de Ílhavo na ERSUC
No âmbito do processo de reprivatização da Empresa Geral de Fomento, SA (EGF), o Executivo Municipal deliberou aprovar a alienação da participação social que o Município de Ílhavo detém na ERSUC – Resíduos Sólidos Urbanos do Centro, SA, pelo valor total de 267.375,98 euros (25.279 ações a 10,577 euros cada).
A Câmara Municipal de Ílhavo garante a salvaguarda dos direitos dos munícipes dado que a regulação das tarifas é garantida pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e, em simultâneo, a Câmara Municipal continuará a fazer parte do Conselho Consultivo da ERSUC.
Da mesma forma salienta-se que, no passado, os Municípios detinham apenas 46% do Capital, ou seja, em minoria na decisão de gestão, perspetivando-se no futuro numa situação mais desfavorável.
Por último, a Câmara Municipal entende que esta alienação, para além de não prejudicar os munícipes, terá a vantagem de aproveitar a oportunidade de rentabilizar o capital investido, não se prevendo no futuro esta condição de promover a alienação das ações em causa. Refira-se que o valor médio anual dos dividendos recebidos pelo Município de Ílhavo nos últimos 10 anos, resultantes da sua participação no capital social da ERSUC, se cifrou em apenas em 4.382, 89 euros, pelo que o valor da venda representa, no mínimo, 60 anos de retorno financeiro.
O processo segue agora para a Assembleia Municipal de Ílhavo para aprovação final.