- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- “À conversa com… Gonçalo M. Tavares” no “Convés” da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré
“À conversa com… Gonçalo M. Tavares” no “Convés” da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré
O escritor português mais premiado da sua geração, Gonçalo M. Tavares, vai estar no “Convés” da Fábrica das Ideias, na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, pelas 19h30, para uma conversa com os seus leitores.
O seu novo livro “A Mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado” será apenas o ponto de partida para, o que se espera ser, uma viagem pela obra do autor. A conversa será moderada por Sara Reis da Silva (Universidade do Minho).
Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Hesitou entre o futebol e a matemática pura, mas o seu percurso levou-o à escrita e, atualmente, é considerado um dos grandes escritores em Língua Portuguesa, reconhecido pela crítica internacional.
Muitas das suas obras foram premiadas em Portugal e no estrangeiro: Prémio José Saramago (2005) e Prémio Ler/Millenium BCP (2004), com o romance “Jerusálem”; Prémio Revelação APE com “Investigações, Novalis”; Melhor Livro Estrangeiro (França, 2010); Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil); Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália); Prémio Belgrado 2009 (Sérvia) entre muitos outros.
Os seus livros possuem cerca de 400 traduções em 36 línguas, com edição em 52 países e deram origem a diversos trabalhos artísticos e académicos: peças de teatro, peças radiofónicas, curtas-metragens, performances, objetos de artes plásticas, óperas e até a projetos de arquitetura.… É um dos dez escritores que faz parte do Comité do “Finnegan’s List 2014, European Society of Authors”.