- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- 4.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus
4.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus
Em agosto de 2017, o Museu Marítimo de Ílhavo celebra o seu 80.º aniversário. As comemorações prolongam-se por todo o ano, abrindo com a celebração do 4.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus, no próximo sábado, 14 de janeiro. Promete-se um dia bem passado, dedicado a toda a família, no qual serão dados a conhecer os “highlights” da programação de um ano de festejos, sob o lema "80 Anos a Navegar. Todos ao Leme!".
O aniversário do Aquário dos Bacalhaus será marcado por duas edições: o lançamento do livro “Portugal no Mar: Homens que foram ao Bacalhau” e a apresentação da 2.ª edição de “Aparelhos e Métodos de Pesca à Linha usados na Frota Bacalhoeira”, de Mário Ruivo e A. Nunes de Oliveira.
Outra novidade deste dia será a abertura da ala da navegação eletrónica na exposição “Marear”, na Sala dos Mares, que proporcionará uma nova experiência aos visitantes.
Durante o dia haverá atividades para todos: entre as 10 e as 12 horas, a TEAM (Truques e Engenhos Associação de Modelismo) promove oficinas de nautimodelismo; às 10.30 e às 16 horas, Vera Alvelos é a guia da visita especial "O silêncio do fundo do mar"; e às 15 horas os visitantes terão a oportunidade de conhecer as tarefas do mergulhador do Aquário dos Bacalhaus, na ação "Mergulhador por um dia".
No dia 14 serão ainda lançados dois importantes projetos, integrados na programação comemorativa dos 80 anos do Museu: o projeto de comunidade “Mar”, de Miguel Torga, coordenado por Alexandre Sampaio; e o lançamento da IV edição do Concurso de Modelismo Náutico.
Neste dia de festa, a entrada será gratuita. Tal como em qualquer sábado, o Museu abre portas entre as 10 e as 18 horas.
Visita especial "O silêncio do fundo do mar”, com Vera Alvelos
No dia em que se comemora o 4.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus, a 14 de janeiro (sábado), o Museu Marítimo promove, às 10.30 e às 16 horas, uma visita dedicada a toda a família, sob o nome "O silêncio do fundo do mar", pela mão de Vera Alvelos.
Assim como os velhos marinheiros de Ílhavo contam as histórias das idas à pesca, também os velhos bacalhaus contam as aventuras por que passaram ao longo dos anos, nos bancos da Terra Nova. A partir destas histórias, há muita sabedoria por descobrir, vinda do silêncio do fundo do mar.
Nesta visita, o público é convidado a “mergulhar” no aquário, ao encontro dos velhos bacalhaus, para conhecer as suas histórias, descobrindo assim uma outra visão da mesma história, uma história vinda do fundo do mar.
É sabido que a sabedoria está nos mais velhos, os cabelos brancos mostram anos de experiência acumulada e muitos ensinamentos estão nas suas histórias, se tivermos oportunidade de ouvir. O mesmo acontece com as comunidades de bacalhaus.
Os anciãos, com os seus bigodes atentos e os seus olhos cansados, passam os conhecimentos aos mais novos, ali no fundo do mar, em reuniões feitas de silêncios que só alguns conseguem entender... Os jovens bacalhaus são ensinados sobre estratégias para melhor sobreviverem, como o sítio onde o alimento é mais abundante, devido às correntes marítimas, e alertados para as manhas dos pescadores, que com os seus botes e as suas brilhantes zagaias vêm tentar iludir os curiosos bacalhaus.
As inscrições na visita são limitadas e podem-se realizar por email ou por telefone (234 329 990; museuilhavo@cm-ilhavo.pt).
Dos 8 aos 80 – Mergulhador por um dia
Conhecer a profissão do mergulhador do Aquário dos Bacalhaus é uma das propostas do Museu Marítimo de Ílhavo nas comemorações do 4.º aniversário do Aquário, no dia 14 de janeiro (sábado).
A visita “Mergulhador por um dia”, que se realiza às 15 horas, mostra como se desenrola o dia-a-dia e as particularidades desta profissão tão diferente. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer as várias partes do equipamento de mergulho, o funcionamento do Aquário, as técnicas de mergulho, a alimentação dos bacalhaus e muitas curiorisdades sobre este peixe. Por fim, os participantes assistem à alimentação dos bacalhaus.
As inscrições na visita são limitadas e podem-se realizar por email ou por telefone (234 329 990; museuilhavo@cm-ilhavo.pt).
Oficinas de Nautimodelismo
O Museu Marítimo de Ílhavo, em parceria com a TEAM (Truques e Engenhos Associação de Modelismo), promove no próximo sábado, 14 de janeiro, uma oficina de nautimodelismo, entre as 10 e as 12 horas.
Integrada nas comemorações do 4.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus.
As inscrições na visita são limitadas e podem-se realizar por email ou por telefone (234 329 990; museuilhavo@cm-ilhavo.pt).