- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- 3.ª edição da Feira de Emprego e Formação regista uma afluência de cerca 250 visitantes
3.ª edição da Feira de Emprego e Formação regista uma afluência de cerca 250 visitantes
A Câmara Municipal de Ílhavo promoveu, no dia 16 de fevereiro, a 3.ª edição da Feira do Emprego e Formação que contou com um importante registo de visitantes inscritos e uma significativa participação empresarial sediada no município e na região.
Cerca de 250 participantes registados puderam estabelecer contactos com 18 empresas e entidades presentes nesta terceira edição que decorreu na Casa da Cultura de Ílhavo. Estes números representam um aumento de 150% em relação ao número de visitantes e de cerca de 70% no que respeita ao número de empresas e entidades que marcaram presença, em relação à edição do ano passado.
Para além de ter sido criada uma excelente oportunidade para os desempregados ou aqueles que estando no ativo perspetivam uma reformulação profissional contactarem com algumas das principais empresas do Município de Ílhavo, a iniciativa proporcionou idêntica oportunidade para parte importante e representativa do tecido empresarial de Ílhavo divulgar a sua atividade e apresentarem as suas ofertas laborais.
Na sessão de abertura da terceira edição da Feira de Emprego e Formação do Município de Ílhavo, que contou com a presença de Dora Ribeiro da Universidade de Aveiro (GESP) e de Sara Couto em representação do Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP, o Presidente da Autarquia, Fernando Caçoilo, reforçou os dois objetivos principais que fundamentam a iniciativa: por um lado, capacitar e motivar os cidadãos para uma procura de emprego ou um novo desafio profissional de forma mais eficaz, e, por outro, permitir às empresas sediadas no município fazer face a eventuais lacunas e necessidades no âmbito dos seus recursos humanos.
Fernando Caçoilo, sugeriu aos presentes que «aproveitassem as oportunidades que surgissem» porque, «nos dias de hoje, face a uma economia cada vez mais global, a um mundo cada vez mais concorrencial, temos que ser excelentes nos nossos empregos, no que fazemos e nas nossas competências profissionais».
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo a realização da Feira do Emprego e Formação «espelha o papel ativo que a Autarquia tem desempenhado na ajuda e apoio aos desempregados através do seu Serviço de Apoio à Formação e Emprego (SAFE) e ao Gabinete de Inserção Profissional (GIP), numa estreita colaboração e relação com as empresas e o Instituto de Emprego e Formação Profissional».
E os números do desemprego no Município comprovam este trabalho desenvolvido pela Autarquia e o papel empregador das empresas de Ílhavo, «que são quem, verdadeiramente, cria emprego… sem outras ilusões, demagogias ou populismos políticos»: em junho de 2016 estavam assinalados 1.650 desempregados, registando-se, em dezembro de 2017, 1.201 cidadãos sem emprego, números bem abaixo da média nacional.
Um trabalho permanente e atento da Autarquia e a criação de condições de excelência para a fixação de empresas empregadoras, e com dinamismo económico no Município de Ílhavo, são a substância do sucesso dos valores e, simultaneamente, a responsabilidade acrescida que a Câmara Municipal de Ílhavo tem para com os seus munícipes e o seu tecido empresarial.
Empresas/Entidades presentes:
- AIDA
- A. Silva Matos
- Aurimoldes
- Aveiport
- Centroassist
- Egor
- GESP - Universidade de Aveiro
- IEFP
- InovaRia
- Kelly Services
- Motofil
- Prio Energy
- Talenter
- Teka
- Unave
- Vigent
- Grupo Visabeira (Vista Alegre)