- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- 23 milhas reforça desafio à produção local com programa de apoio até 2022
23 milhas reforça desafio à produção local com programa de apoio até 2022
Mapear, desafiar, programar ou capacitar são alguns dos pontos-chave do Programa de apoio para o desenvolvimento do sector cultural local lançado hoje pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.
O programa, cuja ação decorrerá num período de dois anos a partir de hoje, está associado à Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, que nas suas primeiras quatro edições foi uma importante plataforma de programação e reforço da criação musical ilhavense.
Na continuidade deste projeto, que já identificou e programou dezenas de músicos, bandas e escolas de Ílhavo desde 2017, e num contexto marcado pela suspensão de grande parte da atividade cultural e a incerteza relativa à sua retoma e recuperação, o 23 Milhas intensifica esse apoio através do desafio à participação cultural da comunidade, à promoção de boas práticas e ao reforço da coesão e atratividade do território.
Este programa destina-se a artistas, associações e outros agentes culturais, naturais, residentes e/ou que exerçam atividades culturais regulares no Município de Ílhavo. Na continuidade da edição anterior, a 5ª edição da MILHA - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo engloba um conjunto de ações, com carácter regular e transdisciplinar, assente em cinco áreas de atuação (programação, criação, formação, edição, comunicação e promoção do território) que confere ao evento uma maior abrangência.
Este conjunto de ações será diluído nos próximos meses, mas arranca imediatamente com uma chamada aos artistas locais para que façam parte do diretório de artistas ilhavenses – a PRAIA, plataforma de registo de artistas, associações, agentes da economia e da cultura do Município de Ílhavo. Esta convocatória (a que pode responder-se através de um formulário que ficará disponível no site e nas redes sociais do 23 Milhas ou no link abaixo) promove os artistas e grupos que desenvolvem o seu trabalho em e/ou a partir de Ílhavo, bem como outros agentes que constituem em si um recurso importante para a economia da cultura.