- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- 110.º Aniversário da Freguesia e da Paróquia da Gafanha da Nazaré
110.º Aniversário da Freguesia e da Paróquia da Gafanha da Nazaré
A Freguesia e a Paróquia da Gafanha da Nazaré celebram, hoje, o 110.º aniversário da sua constituição.
Nesta centenária data, importante para a história e vivência desta Freguesia, a Câmara Municipal de Ílhavo expressa, publicamente, os votos de parabéns por toda esta longevidade, pela sua identidade e cultura, e pelo percurso de crescimento, desenvolvimento, sentido de comunidade e de afirmação local e regional que a Gafanha da Nazaré, as suas gentes, o seu associativismo e o seu tecido comercial e empresarial, foram expressando e vivendo ao longo de mais de um século.
Ao longo das últimas duas décadas, foi notória e visível a evolução da Freguesia, transformando-se, desenvolvendo-se, tornando-se mais atrativa e próspera. Mas mais do que um olhar sobre o passado ou, até mesmo, sobre o presente, importa um olhar sobre o futuro e sobre as inúmeras potencialidades que a Gafanha da Nazaré possui e que garantem esperança e sustentabilidade para um maior desenvolvimento e coesão nos próximos anos, enquadrados com as competências dos próximos Fundos Comunitários do Portugal 2030.
A Câmara Municipal continuará a olhar para a Gafanha da Nazaré com determinação, como uma das suas principais Freguesias, com uma identidade fortemente consolidada como “Cidade Portuária”, que lhe permite alicerçar o seu futuro com firmeza. Assim como, procurará fortalecer uma cooperação responsável, reforçar o investimento em áreas essenciais para o dia a dia da sua população e encontrar a melhor solução para os problemas vividos na comunidade.
Esta ligação estreita e permanente, que sempre pautou a relação entre a Câmara Municipal e a Freguesia, permitirá continuar a consolidar o seu desenvolvimento e bem-estar, em áreas tão relevantes como o saneamento, a educação, a saúde, a mobilidade sustentável ou o associativismo.
Parabéns à Freguesia da Cidade da Gafanha da Nazaré.