- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- 1.º ano do Espaço do Cidadão revela aposta ganha na proximidade com o munícipe
1.º ano do Espaço do Cidadão revela aposta ganha na proximidade com o munícipe
O Espaço do Cidadão celebra amanhã, dia 18 de janeiro, o seu primeiro aniversário no seguimento de um Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Agência para a Modernização Administrativa, que teve lugar a 19 de março de 2015.
No seu primeiro ano de atividade (até 31 de dezembro de 2016), o Espaço do Cidadão efetuou cerca de 3.000 atendimentos assistidos (efetivos e esclarecimentos).
No top dos serviços mais solicitados destaca-se a ADSE - Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (51%), o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes (24%) e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa (20%).
Integrado no Gabinete de Atendimento Geral, o Espaço do Cidadão é um ponto de atendimento de mediação que congrega vários serviços de diversas entidades, onde o munícipe é atendido por pessoas formadas e credenciadas, designadas de Mediadores de Atendimento Digital, cuja função é servir melhor o cidadão, proporcionando-lhe um modelo de atendimento mais conveniente, rápido e cómodo.
São mais de setenta serviços que o munícipe encontra num só espaço, podendo, por exemplo, solicitar a revalidação da Carta de Condução, 2.ª via e substituição, entregar despesas da ADSE, efetuar a alteração de morada no Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, fazer o pedido de chave móvel digital, entre outros.
Neste espaço são, assim, disponibilizados serviços da ADSE, do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do ISS - Instituto da Segurança Social, da CGA - Caixa Geral de Aposentações, do IMT e da AMA.
Este primeiro aniversário ficará marcado pelo arranque, em fevereiro, de mais serviços: porta 65 jovem e Registo Criminal, sendo que os atendimentos efetuados no âmbito do GAEMI - Gabinete de Apoio ao Emigrante e do SMIC – Serviço Municipal de Informação ao Consumidor passarão igualmente a ter lugar no Espaço do Cidadão.
O Espaço do Cidadão funciona de segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h00 (aberto à hora de almoço).
Mais informações aqui, pelo n.º de telefone 234 329 600 ou pelo e-mail gag@cm-ilhavo.pt