- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- Os Ílhavos na Grande Guerra
Os Ílhavos na Grande Guerra
Exposição temporária.
Acesso gratuito.
(fotografia: Liga dos Combatentes)
Há cem anos atrás, o mundo estava em Guerra. Uma guerra sem precedentes até então: a “Guerra das Guerras”.
Desde finais do século XIX o mundo vivia numa grande euforia, a Belle Epóque, fruto do progresso económico e tecnológico que então se verificava. Esta aparente prosperidade escondia fortes tensões e rivalidades entre as grandes potências mundiais, que exploravam os países pobres. A luta pelos mercados e matériasprimas, a má distribuição de território africano e asiático na ótica da Alemanha e da Itália, a perda da Alsácia-Lorena para a Alemanha, por parte da França, na Guerra Franco-Prussiana, o investimento em tecnologia de guerra e o estabelecimento de alianças e acordos entre países dividiu o mundo em duas partes.
Por um lado, a TrípliceAliança, constituída pelos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e TurcoOtomano e, inicialmente, pela Itália. Por outro lado, a Tríplice Entente, constituída pela Inglaterra, França, Império Russo e, posteriormente, pela Itália e Estados Unidos da América, estiveram na origem deste acontecimento bélico mundial. Não obstante as causas atrás referidas, foi o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando e sua mulher em 28 de junho de 1914, em Sarajevo, Bósnia, que despoletou o conflito que se previa breve, mas que acabou por se estender durante anos, até 1918.
O mundo esteve em guerra... Portugal não foi exceção... Ílhavo e os Ílhavos também estiveram... Foram 238 homens que deixaram as famílias e partiram no comprimento do seu dever patriótico. Esta homenagem é para Eles, Ílhavos, que combateram, morreram ou foram vítimas desta “Guerra das Guerras”.
Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo - Portugal
Tel (+351) 234 397 260
E-mail: centrocultural@cm-ilhavo.pt
GPS: 40°36'02.8"N, 8°40'03.3"W
terça a sexta 11h00~18h00
sábados 14h00~19h00