- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- Orlando Santos
Orlando Santos
Música.
Entrada € 5,50, » grupos + 10 pessoas, sénior +65 anos, jovem até 17 anos e cartão jovem municipal (20%)
M/3 anos.
Orlando, aka Lion, de nome completo Orlando Alberto Santos Pereira, também conhecido como Orlando Santos. Músico e compositor, nasceu em Lisboa, em 12 de Setembro de 1974.
Filho de cidadãos de classe média, muda-se para a margem sul no final da adolescência, vivendo actualmente no Montijo. Admirador da cultura jamaicana, mergulha em territórios próximos do reggae, do rock e da música soul. É um dos raros músicos em Portugal a tocar de forma exímia a "slide guitar", instrumento que lhe foi oferecido por Ben Harper após um concerto em Lisboa, aliás na senda do seu avô que nos anos 50 e 60 era um músico em Angola que tocava a "slide guitar" ou guitarra havaiana.
Após muitos anos de música e composição, tocando em bares e festivais, prepara-se para editar o seu primeiro álbum, de título "My Soul", onde a um extraordinário lote de canções originais se junta uma versão de uma canção dos Melodians, de 1972, "Rivers of Babylon", em que Orlando mostra o seu invulgar talento de intérprete. Neste álbum existe ainda uma canção (Only Love) em dueto com Petaah Morgan (http://artistwiki.com/peetah-morgan), cantor emergente da Jamaica, numa partitura tocada por músicos jamaicanos.
Não é um debutante em disco, a sua experiência e talento aparecem em colaborações no disco "Revistados" dos GNR, onde dá voz ao tema "6ª feira" com Charlie Martinez nos teclados (http://youtu.be/V9s1898RfzI). Colaborou ainda com os Cool Hipnoise, Kika Santos, Orelha Negra (http://youtu.be/nFS4GonXg64) ou os britânicos Up Bustle & Out e com o baixista Jim Barr (Portishead).
As suas composições são marcadas por palavras de esperança e amor por todos os seres, onde se destacam a preocupação pela Natureza ou a observação das transformações sociais. A banda com que se apresenta ao vivo, os "Jahmmin", é composta por Ricardo Galrão na guitarra, Pantera na bateria, Renato Almeida no baixo e Tó Mandala nas percussões. Como músicos convidados, João Gomes nos teclados, Mário Gramaço no saxofone, no trombone Eduardo Lala, Rute Lopes e Nilza Brown nas vozes.
22h00