- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- Nossa Senhora das Neves
Nossa Senhora das Neves
Celebração eucarística.
Entrada gratuita.
Local:
Capela de Alqueidão (Capela da atual Biblioteca Municipal de Ílhavo)
Av. General Elmano Rocha, Alqueidão, Ílhavo
GPS: 40°36'19.1"N, 8°40'17.1"W
O Palácio de Alqueidão (Biblioteca Municipal de Ílhavo):
A Biblioteca Municipal de Ílhavo está instalada no que resta do Solar Visconde de Almeida (também conhecido como Palácio de Alqueidão, Solar dos Ribeiros, Solar de N.ª Sr.ª das Neves ou Palácio dos Rebochos), edifício nobre datado do século XVII, mandado construir por Domingos André Ribeiro e posteriormente alterado. Antes da reabilitação realizada em 2001, do edifício original subsistia apenas a fachada principal (sudeste) e a Capela, ambas em ruína, e da antiga cocheira, que rematava o conjunto a sudoeste, já nada restava. O que existia ainda do edifício original eram elementos de arquitetura qualificada, nas proporções do desenho e elegância do trabalho de cantaria.
A reabilitação tratou, no fundo, de compatibilizar harmoniosamente um novo edifício com o antigo solar/palácio. A capela (Nossa Senhora das Neves) foi restaurada na sua essência espacial preservando os seus elementos mais importantes, incluindo o mobiliário contemporâneo especificamente concebido para o espaço, tal como o novo retábulo de Pedro Calapez “Neve de Espinhos”, que repõe a tipologia e sentido de policromia original.
A sua reabilitação, projeto realizado pela ARX Arquitectos, foi nomeada para o “Prémio a la Obra de Arquitectura” da “V Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo", em Montevideo (Uruguai, 2006), foi selecionada para integrar a exposição "Habitar Portugal 2003-2005", no CCB (Lisboa, 2006) e distinguida com o “International Architecture Awards“, do The Chicago Athenaeum (EUA, 2006). A atestar o interesse e qualidade desta reabilitação está a sua inclusão no Guia "Portugal Contemporâneo" do Turismo de Portugal IP.
Moradia de alguns dos mais influentes políticos regionais dos séculos XVII e XVIII e também de Dona Maria Benedita de Souza Queiroz Pizarro, querida e venerada Baronesa de Almeidinha, o Solar de Alqueidão, alia o interesse arquitetónico ao interesse histórico. Dos moradores destacam-se também João de Sousa Ribeiro e Silveira, Capitão-mor de Ílhavo, que, a suas expensas, abriu uma barra na Vagueira, ligando a laguna ao oceano e assim escoando para o mar a água que inundava os campos ribeirinhos. Um outro morador foi o capitão João de Sousa Pissaro, liberal que acabaria por morrer no combate da Cruz de Morouços em 1828.
Conheça outro património arquitetónico ilhavense, aqui...
18h00