- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- No Reino da Porcelana - gazetas, cozeduras e temperaturas
No Reino da Porcelana - gazetas, cozeduras e temperaturas
Visitas guiadas pelo Sr. Alfeu, o último forneiro que trabalhou nos antigos fornos a lenha e carvão da Vista Alegre e que fazem parte da exposição do Museu.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
Visitas guiadas pelo Sr. Alfeu, o último forneiro que trabalhou nos antigos fornos a lenha e carvão da Vista Alegre, e que fazem parte da exposição do Museu.
Sabe o que é uma gazeta?
e quanto tempo levaria a porcelana a cozer?
a que temperatura?
Ao entrar no atual Museu da Vista Alegre, ninguém consegue ficar indiferente aos dois imponentes fornos a carvão e lenha que estão integrados no espaço. Saber como operavam e responder às muitas perguntas, que diariamente nos fazem os nossos visitantes, é o objetivo destas visitas guiadas com alguém que trabalhou nestes fornos mais de quarenta anos.
Dos fornos originais da fábrica já nenhum resta em pé. Os dois fornos antigos que ainda existem no museu foram construídos no início do século XX.
A secção dos fornos era a que tinha o trabalho mais difícil em toda a fábrica. Exigia um trabalho contínuo para manter a temperatura no interior do forno, onde não podia haver variações. A porcelana coze no limite da sua fusibilidade e um grau a menos ou a mais poderia ser suficiente para destruir uma fornada inteira de cinco a seis mil peças.
Em meados do século XX, a Vista Alegre tinha dez fornos intermitentes e cada um tinha uma função própria dentro das especificidades de produção da fábrica. Ocupavam mais de cem operários e permitia à fábrica ter cerca de 14 fornadas por mês.
Os bons forneiros distinguiam-se pela sensibilidade que possuíam para identificar os momentos certos das fases de cozedura, através dos cambiantes de tonalidades que o forno apresentava no interior. O seu conhecimento era fundamental, porque um erro significava não só a perda de uma fornada, mas também todo o trabalho das fases anteriores de fabrico e decoração.
O Sr. Alfeu Cardoso Abreu, hoje com 89 anos, conhece-os como ninguém. Trabalhou nestes fornos durante mais de 40 anos. Com ele vamos redescobrir alguns dos segredos que só a memória dos mais antigos pode trazer de novo à vida nestes dois imponentes fornos.
3830-292 Vista Alegre, Ílhavo
Telefone geral: (+351) 234 320 600
Telefone direto: (+351) 234 320 628
E-mail: museu@vistaalegre.com
GPS: 40°35'22.4"N 8°41'01.3"W
15h00