- Início
- Município
- Comunicação
- Eventos
- Todos os eventos
- "Miriam" do artista plástico Juan Domingues
'Miriam' do artista plástico Juan Domingues
Exposição individual de pintura
“Este foi o título que o artista encontrou para homenagear todas as obras expostas nesta exposição, como ema homenagem a todas as personagens por ele retratadas. Contudo, Miriam pode ser considerado uma variante de Maria, oriundo do hebraico Myriam, que significa "senhora soberana", a mãe de todas as mães.
Juan Domingues nasceu em Puerto Cabello na Venezuela em 1981. Vive e trabalha em Cantanhede, Coimbra. Destacam-se, entre as suas obras, a pintura e o desenho de grande formato, onde a gestualidade, a conjunção cromática e os resíduos de tinta ganham força e densidade entre as delimitações do suporte físico. Parece que o desenho lhe corre nas veias. É mesmo incapaz de estar muito tempo sem desenhar, é um exercício que pratica diariamente. É impossível mesmo, não agarrar a esferográfica, entre a sopa e o almoço, e mesmo na toalha de papel, rabisca as suas ideias, que lhe ocorrem momentaneamente. Ou então faz um esboço do amigo que está à sua frente, captando os traços principais e fundamentais do seu rosto, para mais tarde no estúdio, passa-los para uma tela a óleo, de preferência de grandes dimensões, as suas técnicas de eleição.
Curiosos são também os seus cadernos repletos de desenhos, a que humildemente chama estudos. Podemos assim ver magnificas obras a esferográfica, retratando personagens da nossa cultura como os retratos de José Saramago e outros, raparigas jovens autênticos modelos fotográficos, nus muito expressivos, touros bravos, alguns em posições de lide, personagens de velhos e velhas com traços rígidos e duros, da velhice marcada por anos de trabalho e sofrimento, ao lado de crianças brincando. Tudo desenha e retrata nos seus inúmeros cadernos de apontamentos, hábito que adquiriu quando estudante de arte e que ainda hoje mantém.
O seu tema preferido é o rosto humano vindo logo a seguir o retrato. Apaixonou-se pela filosofia da teoria do rosto, inspirado nas obras de Emmanuel Levinas. Adora pintar modelos ao vivo mas, como diz, torna-se mais fácil e confortável trabalhar a partir de fotografias, que considera uma ferramenta indispensável do qual usa e abusa no seu trabalho diário. Porém, é ele próprio que adora fotografar os seus modelos procurando em cada angulo o pormenor a pintar.”
Nuno Sacramento Arte Contemporânea
Rua Vasco da Gama, n.º 27 A
3830-225 Ílhavo
Telefone - 234 429 195 ou 962 908 283
E-mail - nunosacramento@nunosacramento.com.pt
Segunda a sexta feira - 9h30~19h